Tomada de posse da Professora Marta Aires de Sousa como Presidente do Conselho de Direção

 

Decorreu, esta tarde, na Quinta dos Montalvões, em Chaves, a tomada de posse da Presidente do Conselho de Direção da ESSCVP-Lisboa, Professora Marta Aires de Sousa, bem como a Condecoração de Mérito do Professor Luís Janeiro, que desempenhou funções como Presidente do Conselho de Direção entre 2014 e 2020.

 

Francisco George, Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, deu início à cerimónia sublinhando a ocasião como “um dia que ficará na nossa história, vamos dar início a uma vida Institucional“, endereçando ainda “incentivo e inspiração para o trabalho que agora começa: criar Laboratórios de Investigação, colaborar com a Comunidade, (…) Instituições e com o mundo empresarial”.

 

Professora Marta Aires de Sousa sublinhou importância da investigação científica no Ensino Superior

 

Após a leitura do Juramento que consagra o momento solene do Ato de Posse, Marta Aires de Sousa partilhou algumas palavras, reforçando o dever e a responsabilidade que assumiu hoje oficialmente na cerimónia solene e simbólica, mas de grande importância para a comunidade académica.

 

“É com muita honra que hoje sou parte ativa neste Juramento e que assumo todas as responsabilidades de tão importante missão académica, ser Presidente do Conselho de Direção da ESSCVP-Lisboa. A partir de hoje dou continuidade a uma geração que muito contribuiu, desenvolveu e prestigiou a Escola Superior de Saúde de Lisboa.”

 

Marta Aires de Sousa mencionou ainda a importância de “reativar e reestruturar algumas Áreas Académicas que necessitem de eventuais atualizações, e sobretudo incrementar a investigação e produção científica, essenciais no Ensino Superior. Conto com a colaboração e cooperação dos meus colegas de Direção, em quem deposito toda a confiança, mas também do quadro de professores e na totalidade dos alunos, assim como os colegas da ESSCVP Norte e com a Escola Superior de Enfermagem do Alto Tâmega”, terminou.

 

Professor Luís Janeiro reconhecido pelos "extraordinários e relevantes serviços prestados à CVP"

 

Foi ainda entregue a Condecoração Cruz Vermelha de Mérito ao Professor Luís Janeiro, o reconhecimento do trabalho e dedicação á Instituição, pautado pela excelência e disponibilidade.  A Medalha foi entregue pela mão do Presidente da Comissão Honorífica da CVP, General Governo Maia, que destacou o “saber, o engenho e a arte de um notável Diretor e distinto Formador (…) que faz emergir o apoio moral para a coesão dos novos alunos e colaboradores.”

 

O Professor Luís Janeiro assume agora “as novas responsabilidades de Coordenador do Departamento do Ensino Superior e Formação da Cruz Vermelha Portuguesa”. O momento de condecoração foi ainda uma oportunidade para elevar as “características e perfil do Professor Luís Janeiro", que o "configuram como um profissional dotado de inteligência e cultura, formação pessoal e profissional”.

 

Na ocasião marcaram igualmente presença Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior.

 

Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior, remeteu palavras de encorajamento para as novas funções, reforçando ainda a escolha do local da cerimónia, “certamente um exemplo daquilo que preconizamos para um interior próspero, competitivo e captador de fundos. Este é o desafio global da valorização do interior”.

 

Manuel Heitor, Ministro da Ciência e Tecnologia, menciona que as Escolas têm um papel crucial como veículo de informação credível e segura, “sobretudo em tempos mais críticos como os que hoje vivemos”. Sublinhou ainda a importância da investigação, que vai ao encontro da estratégia da Cruz Vermelha para as suas Escolas, “são valores como os da Cruz Vermelha que guiam a um futuro mais próprio e mais digno dos jovens e o debate intergeracional tão importante em tempos como os que correm”.  

 

ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia