Teresa Silveira apresenta nova Pós-Graduação em Enfermagem Forense

 

 

A Pós-Graduação em Enfermagem Forense terá início a 29 de setembro e uma duração de 9 meses.

 

A Pós-Graduação em Enfermagem Forense é uma novidade que vem enriquecer o leque de Formações Pós-Graduadas do 1º semestre do ano letivo 2023/2024. O objetivo passa por “capacitar os enfermeiros para oferecerem cuidados especializados às vítimas de crimes, como violência doméstica, agressão sexual, maus-tratos a crianças, trauma e/ou desastre de massa”, segundo Teresa Silveira, Coordenadora da Formação.

 

Conversámos com Teresa Silveira para entender de forma mais aprofundada a pertinência deste novo investimento da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa. Começa por reforçar que “uma pós-graduação em Enfermagem Forense pode desempenhar um papel crucial no sistema de justiça criminal e na prestação de cuidados de saúde às vítimas de violência”.

 

"...representa uma nova era na prática de Enfermagem"

 

Apesar do domínio forense ser amplamente desenvolvido e reconhecido em vários países, ainda permanece praticamente desconhecido em Portugal, “...embora já seja reconhecida pela Ordem do Enfermeiros desde 2021, como competência acrescida efetiva para que a vítima tenha os seus direitos assegurados”, continua Teresa Silveira.

 

Pela necessidade de dar resposta no domínio forense, a Pós-Graduação em Enfermagem Forense “representa uma nova era na prática de Enfermagem, para que se apure a verdade e se faça Justiça, assegurando o suporte efetivo e integral à pessoa, família e comunidade”, reforça.

 

“Contribui também para a prevenção da criminalidade”

 

Ainda sobre o impacto que a oferta formativa poderá ter no currículo e no desempenho das funções de um Enfermeiro, Teresa Silveira avança que “para além de capacitar os enfermeiros a prestarem cuidados especializados às vítimas de violência, a preservarem vestígios forenses e a contribuir para o processo de justiça criminal, contribui também para a prevenção da criminalidade, tornando-se numa área de estudo e atuação relevante e necessária no contexto português”.

 

Corpo Docente diversificado e especialista nas temáticas

 

De forma a dar o maior contributo dentro de cada uma das temáticas, foram convidados peritos em temáticas criminais e forenses, nomeadamente através do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses e da Polícia Judiciária. 

 

A Pós-Graduação é multidisciplinar, pois abrange áreas científicas como a Enfermagem, Ética, Direito, Genética, Clínica, Antropologia, Toxicologia, Patologia, Psiquiatria, Psicologia Forenses, entre outras. Vem dar resposta ao disposto no Regulamento nº 728/2021 da Ordem dos Enfermeiros - Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada em Enfermagem Forense.

 

Saiba mais AQUI.

ESSCVP Notícia