Rui Porta-Nova reforçou impacto e relevância da Linha de Apoio Psicológico do SNS24

 

A par da celebração dos 3 anos da Linha de Apoio Psicológico do SNS24, Rui Porta-Nova, docente responsável pelas unidades curriculares de Psicologia na ESSCVP-Lisboa, participou na reportagem elaborada pela RTP para assinalar o acontecimento. O docente partilhou o seu testemunho na qualidade de psicólogo do serviço que tem como missão salvar vidas e aliviar sofrimento.

 

As Unidades Curriculares de Psicologia assumem uma relevância inegável no plano de estudos da ESSCVP-Lisboa, dado o seu impacto no processo de aprendizagem e exploração de uma comunicação efetiva, simétrica, empática e centrada no doente, na gestão de stress, no processo de decisões éticas ou até na compreensão do comportamento humano. Este é o ponto de partida para profissionais com competências mais humanas, capazes e confiantes.

 

A Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha centra a Participação na Comunidade e o Voluntariado como visões matrizes da sua atividade. Ajudar o outro negando preconceitos e discriminação de qualquer origem é uma mensagem universal e que diariamente é cultivada junto da comunidade estudantil, futuros profissionais de saúde. Dimensões que aliadas à inteligência emocial formam indivíduos e profissionais mais completos, envolvidos e empenhados no bem estar da comunidade.

 

Segundo a reportagem produzida e emitida pela RTP, "a linha de apoio psicológico SNS 24 já registou perto de 200 mil chamadas, sobretudo de jovens adultos e de idosos. Com pandemia a linha cresceu, e hoje presta apoio em inglês, a turistas, refugiados ucranianos e imigrantes".

 

Um especial agradecimento de reconhecimento a todos os profissionais que colaboram na visão e missão do serviço, em especial a Rui Porta - Nova por investir na competência e crescimento dos nossos alunos.

 

Assista à Reportagem: https://www.rtp.pt/noticias/pais/linha-de-apoio-psicologico-sns-24-esta-a-fazer-3-anos_v1468186

ESSCVP Notícia