QUE RELAÇÃO EXISTE ENTRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA EM HUMANOS E A MENINGOENCEFALOMIELITE GRANULOMATOSA CANINA? O PROFESSOR RICARDO FAUSTINO RESPONDE JÁ NESTE SÁBADO.

 

Que relação existe entre a esclerose múltipla em humanos e a meningoencefalomielite granulomatosa canina? Esta é a pergunta a que o novo projeto de investigação do Professor Ricardo Faustino pretende dissecar no 14tth Workshop on Biomedical Engineering, que vai acontecer já dia 8 de outubro, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

 

 

Numa abordagem de medicina translacional reversa, este projeto disruptivo tem por objetivo a realização de um estudo comparativo de neuroimagem entre doentes com esclerose múltipla (com interesse particular em idade pediátrica) e cães com meningoencefalomielite granulomatosa canina, a doença neuroinflamatória mais comum em cães, que mimetiza a esclerose múltipla em humanos. 

 

 

No evento serão também discutidas as similaridades entre a doença de Alzheimer e o défice cognitivo canino em que, em ambos os casos, os nossos amigos de quatro patas, serão um excelente modelo natural desta doença. As técnicas de neuroimagem estão em alta na medicina veterinária, possibilitando a realização de estudos de morfometria cerebral e abrindo portas para a realização de trabalhos de investigação baseados em inteligência artificial e radiómica.

 

 

O 14tth Workshop on Biomedical Engineering é um evento gratuito que visa expor alunos, engenheiros, cientistas e generalidade da comunidade científica e académica aos mais recentes avanços nas áreas da Tecnologia, Medicina e Engenharia Biomédica. Toda a informação aqui.

ESSCVP Notícia