Projeto"Casa dos Sentimentos" interage com as crianças que visitam o Posto Fixo de Lisboa

"Casa dos Sentimentos" surge da vonta de promover conforto e segurança às crianças no momento de colheita para diagnóstico da COVID-19

 

O projeto "Casa dos Sentimentos" surge no âmbito da unidade curricular "Ensino Clínio de Enfermafem de Saúde Comunitária", concebido pela estudante de 4º ano da  Licenciatura em Enfermagem Cecília Neto, sob orientação pedagógica da Professora Isabel Lucas e da equipa de Enfermagem do centro de testes. O objetivo passa por promover um maior conforto e segurança às crianças no momento da colheita e realização do teste para diagnóstico da Covid-19.

 

O projeto consistiu na realização de uma tela onde está identificada uma casa com balões. Cada balão traduz um sentimento. Para além de dar cor ao espaço, permite um momento de interação e descontração com as crianças e incentiva a partilha de emoções. A criança aponta para o balão que indica qual o sentimento com o qual se identificam, dando ao enfermeiro a possibilidade de intervir de forma dirigida.

 

Cecília Neto explica que sentiu a necessidade de construir um projeto com o intuito de promover um maior conforto às crianças no momento da colheita e realização do teste de Covid-19. Desde logo foi notável o impacto positivo na reação das crianças, que ao se depararem com a casa expressaram um sorriso, incentivando a interação com enfermeiros e estudantes de enfermagem. 

 

"Para mim, enquanto estudante de enfermagem, foi bastante gratificante ver este projeto em prática, para além de saber que aquele momento deixou de ser tão tenso para elas, também acabou por facilitar a comunicação do profissional de enfermagem com a criança, facilitando assim o procedimento da colheita." 

 

 

O Posto Fixo de Lisboa tem capacidade para mais de mil testes por dia

 

O Posto Fixo de Lisboa está aberto desde o dia 9 de Outubro de 2020 e tem capacidade para realizar mais de mil testes por dia. A missão Cruz Vermelha nesta matéria passa por aumentar a capacidade de testagem à Covid-19 em Portugal, através do apoio da União Europeia e da Federação Internacional da Cruz Vermelha.

 

Com o início de um novo ano-letivo, os pedidos de testes à comunidade escolar aumentaram rapidamente e por isso a equipa de coordenação do Posto Fixo de Lisboa decidiu dedicar exclusivamente uma estrutura walk-thru para as escolas. Todos os dias são recebidos alunos das mais variadas escolas da cidade de Lisboa, referenciados pelos Delegados de Saúde. A estrutura conta com uma equipa de enfermeiros, assistentes, logísticos e estudantes da Escola Superior Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa.

 

“Nesta situação pandémica a intervenção de enfermagem tem um valor de extrema importância, não só na prestação de cuidados físicos à população, como na promoção de conforto e prestação de apoio emocional”, refere Leila Sales, Coordenadora e Docente da Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa.
 

ESSCVP Notícia