Projeto Desatar chega a Portugal e pretende apoiar lares e residências com pessoas idosas e doentes de alzheimer

 

A Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa recebe, nos dias 11 e 12 de junho, o projeto “Desatar”, liderado pela Associação Amigos da Grande Idade, em parceria com a Confederación Española de Organizaciones de Mayores (CEOMA).

 

Desatar tem como objetivo impedir as contenções físicas e químicas utilizadas em lares e residências, especialmente em doentes de Alzheimer e com demência, através de formação, novos modelos de intervenção e mudança de mentalidade, comportamentos e atitudes.

 

Durante os dois dias de atividades, que iniciaram esta manhã, o diretor e autor do projeto, António Burgueño, irá realizar duas ações de formação para a certificação de delegados e coordenadores do projeto que constituirão a equipa nacional de intervenção.

 

Cada um dos respetivos delegados e coordenadores dinamizará a formação das entidades candidatas ao projeto. Após a formação, serão responsáveis pela consultoria, acompanhamento e fiscalização das entidades, emitindo relatórios para a creditação das unidades e entidades livres de contenção física e química a pessoas idosas.

ESSCVP Notícia