PG em Enfermagem Forense acreditada pela Ordem dos Enfermeiros

 

A Pós-Graduação em Enfermagem Forense da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa, cuja 1.ª edição se encontra a decorrer, acaba de ser acreditada pela Ordem dos Enfermeiros. Esta é, atualmente, a primeira e única formação acreditada nesta área de estudos.

 

A acreditação é um processo de reconhecimento e credibilização da idoneidade formativa de atividades de interesse para o desenvolvimento profissional e que culmina com atribuição de Créditos de Desenvolvimento Profissional (CDP).

 

Sobre a Pós-Graduação em Enfermagem Forense

 

A Pós-Graduação em Enfermagem Forense objetiva a conjugação das ciências de enfermagem com as ciências forenses, de modo a cuidar da pessoa vítima de violência, avaliando as condições da ocorrência, identificando lesões, determinando com exatidão que evidências devem ser colhidas, preservadas e simultaneamente contribuir de forma efetiva para que a vítima tenha os seus direitos assegurados.
 

Esta formação é multidisciplinar, abrangendo áreas científicas como a enfermagem, ética e direito, genética, clínica, antropologia, toxicologia, patologia, psiquiatria e psicologia forenses, entre outras.

 

A Pós-Graduação em Enfermagem Forense promove o conhecimento científico e o desenvolvimento de competências para que o enfermeiro intervenha de forma capacitada frente a situações de vítimas de abusos e violências, assim como dos familiares, comunidades, vítimas de catástrofes e agressores.

ESSCVP Notícia