"O consumo de tabaco em Portugal diminuiu nos últimos cinco anos em todas as faixas etárias"

 

Artigo de Opinião: Liliana Raposo, Diretora de Área de Ensino de Cardiopneumologia

 

Assinalou-se a 17 de Novembro o Dia Mundial do Não Fumador e o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

 

Neste dia congratulo todos os que não fumam, nunca fumaram e os futuros ex-fumadores. Neste sentido gostaria de dar especial relevo aos jovens, mais influenciáveis, que apesar da sua vulnerabilidade, têm sabido lutar contra a pressão social a que estão sujeitos pelos seus pares.

 

Pertinentes são, neste caso, as palavras de Fernando Pessoa “é preciso ter coragem para dizer não”. E os jovens, que têm sido nos últimos anos os “portadores do estandarte” da mudança, têm tido a coragem de dizer: Não vou fumar! Não quero fumar! Não fumes!

 

 

"O consumo de tabaco em Portugal diminuiu nos últimos cinco anos em todas as faixas etárias"

 

 

De acordo com o Relatório do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo (2020) da Direção-Geral da Saúde (DGS), o consumo de tabaco em Portugal diminuiu nos últimos cinco anos em todas as faixas etárias, sendo que nos jovens foi reduzido de 13,2% para 10,0%. Apesar de parecer um número insignificante, é encorajador!

 

A par do Dia Mundial do Não Fumador também foi assinalado nesta data o Dia Mundial da DPOC, doença crónica, comum, prevenível e tratável, que se caracteriza pela limitação do débito aéreo devido a anormalidades nas vias aéreas e/ou alveolares causadas por exposição contínua a partículas ou gases nocivos, cujo principal fator de risco é o tabaco.

 

Esta doença conduz a uma elevada morbilidade e mortalidade, com impacto significativo na qualidade de vida dos doentes. Uma das principais medidas para desacelerar a progressão da doença é a cessação tabágica.

 

A lei contra o consumo de tabaco em espaços fechados, em escolas, transportes públicos ou hospitais entre outros, bem como o aumento do preço do tabaco parecem contribuir para uma redução no consumo, nomeadamente entre os jovens. Igualmente as imagens e frases colocadas nos maços de tabaco com o objetivo de informar sobre os malefícios do tabaco, mas também de “chocar”, aparentam ser eficazes no combate a este flagelo.

 

“Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir”

 

 

Um pouco por todo o mundo e igualmente em Portugal multiplicam-se as campanhas de cessação tabágica com o intuito de prevenir a DPOC. Figuras públicas com impacto na população, têm dado o seu contributo para o combate a este vício, como é o caso de Cristiano Ronaldo com o mote “Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir”.

 

Sendo docente na área de Cardiopneumologia da ESSCVP – Lisboa não poderia deixar de assinalar este dia e incentivar os não fumadores a manterem-se firmes na sua decisão de não fumar e encorajar os fumadores para que deixem de fumar. Todos os dias estamos perante desafios que temos de superar. E qual é o segredo? Lutar! Lutar com determinação, para que possamos sentir-nos realizados quando somos capazes de atingir os desafios a que nos propomos.

 

ESSCVP Notícia