MESTRADO EM ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM À PESSOA EM SITUAÇÃO CRÍTICA: UMA GRANDE APOSTA DA ESSCVP-LISBOA QUE INCLUI ACREDITAÇÃO A MAIS TRÊS FORMAÇÕES

 

 

O Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à pessoa em Situação Crítica é uma das novas apostas da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa de Lisboa para o ano letivo de 2022/23. Esta é uma formação que prima por uma componente técnico-prática bastante forte e pela aquisição de competências necessárias ao exercício da profissão de Enfermagem num ambiente de grande complexidade de intervenção e necessidade de cuidados gerais e especializados.  Paralelamente, este curso oferece acreditação aos seus alunos o curso de Advanced Cardiac Life Support (ACLS), o Fundamental Critical Care Support (FCCS) e o International Trauma Life Support (ITLS), contribuindo para uma formação mais completa e distinta.

 


A coordenação deste mestrado está a cargo da Professora Rita Marques, com quem conversámos para saber todos os detalhes.

 

 

Podia falar-nos de como surgiu este Mestrado?

 

Este mestrado surge com o intuito de dotar os enfermeiros de competências especializadas na área de enfermagem Médico-Cirúrgica, capazes de dar uma resposta adequada em situações adversas e de risco iminente de vida como no contexto de urgência, emergência, catástrofe e apoio humanitário. Para tal e considerando as competências definidas para o Enfermeiro Especialista em Enfermagem à pessoa em situação crítica, desenhou-se um plano de estudos baseado no programa formativo definido pela Ordem dos Enfermeiros que pretende formar profissionais qualificados, capazes de prestar cuidados de qualidade e seguros à pessoa/família em situação critica, dinamizadores e inovadores das práticas de enfermagem com base num pensamento crítico-reflexivo e na investigação.

 


Qual é a experiência profissional necessária para os candidatos a este Mestrado?

 

Podem candidatar-se ao  mestrado em enfermagem médico-cirúrgica na área de especialização em enfermagem à pessoa em situação crítica, detentores do título profissional de enfermeiro, com pelo menos dois anos de exercício profissional, com currículo e/ou interesse por esta área; os titulares de um grau académico superior estrangeiro, detentores de currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos, em que o seu título/curriculum seja previamente reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da ESSCVP-Lisboa. 

 

 

Em traços gerais, como será constituído o plano de estudos do Mestrado?

 

O curso é constituído por 3 semestres. No 1º semestre estão incluídas quatro unidades curriculares comuns (UC) às várias áreas de Especialização em Enfermagem: Enfermagem Avançada; Investigação em Enfermagem; Gestão e Segurança em Saúde, e Ética e Deontologia em Enfermagem; bem como quatro unidades curriculares especificas: Pessoa em Situação Crítica e/ou Falência Orgânica; Processos Complexos em Situação Crítica e/ou Falência Orgânica; Relação e Comunicação em Saúde; e Situações de Emergência, Exceção e Catástrofe.

O 2º semestre é constituído por duas UC teóricas especificas: Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e/ou Falência Orgânica; Segurança do Doente e Prevenção e Controlo das IACS. Este semestre é ainda constituído por uma UC que dá oportunidade ao estudante de optar por um de três percursos alternativos: dissertação, trabalho de projeto ou estágio de natureza profissional com relatório. O resultado de qualquer dos percursos anteriores terá continuidade enquanto UC do 3º semestre e será objeto de apreciação e discussão pública. Para obtenção do título de especialista, o estudante terá de optar pela UC Estágio de natureza profissional com relatório.

As unidades curriculares têm várias tipologias, desde teóricas, teórico-práticas, orientação tutorial e seminário, bem como ensino clínico ou trabalho de campo mediante o percurso escolhido.  

 


Quais são os fatores diferenciadores deste curso?

 

A ESSCVP-Lisboa tem uma grande experiência em formação avançada em áreas complementares do ciclo de estudos, o que facilitou a definição do plano de estudos bem como, o planeamento de recursos humanos, técnicos e materiais.  O corpo docente, interno e externo, é constituído por peritos com muita experiência no ensino e na prática dos cuidados ao doente crítico/família.

O curso tem uma grande componente prática que irá ser desenvolvida nos laboratórios e no centro de simulação interdisciplinar em saúde – o CrossSim Health Center, com simuladores de alta fidelidade, simuladores de doentes virtuais e de realidade aumentada, assim como equipamentos de última geração para a prestação de cuidados na área da PSC, o que permitirá promover ambientes formativos simulados idênticos ao contexto clínico real, todavia seguros para o desenvolvimento de competências. Ainda, estão incluídos neste Mestrado os cursos: Advanced Cardiac Life Support (ACLS), o Fundamental Critical Care Support (FCCS) e o International Trauma Life Support (ITLS) acreditados pelas entidades competentes.

 

 

As candidaturas para o Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à pessoa em Situação Crítica estão abertas presencialmente ou por correspondência até 31 de outubro 2022. Saiba mais aqui ou contactando secretariaposgraduado@esscvp.eu.

 

 

A Professora Rita Marques concluiu o(a) Doutoramento em Enfermagem em 2014/11/24 pelo(a) Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Mestrado em Mestrado de Natureza Académica em 2007/11/12 pelo(a) Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Licenciatura em Enfermagem em 2003/03/14 pelo(a) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde e Bacharelato em Enfermagem em 2002/03/22 pelo(a) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde. É Professor Adjunto no(a) Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, Investigador no(a) Center for Innovative Care and Health Technology, Investigador no(a) Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Responsável pelo 2º Ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem no(a) Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa. Publicou 32 artigos em revistas especializadas.

ESSCVP Notícia