Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica pretende formar profissionais altamente diferenciados

 

A Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa lança a 1ª edição do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. O ciclo de estudos está acreditado por 6 anos e visa atrair enfermeiros de cuidados gerais para a sua qualificação e formação especializada na área da Saúde Infantil e Pediátrica, recorrendo a ambientes facilitadores da aprendizagem, quer em contexto real, quer em contexto simulado através da utilização do Centro de Simulação em Saúde.

 

Segundo José Vilelas, coordenador do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, a “oferta formativa contribui para melhorar o rácio de enfermeiros especialistas por habitante. As necessidades em cuidados e o perfil e traços sociodemográficos na região de Lisboa apontam para a premência de formação de enfermeiros especialistas na área.”

 

O curso desenvolve-se em 3 semestres, sendo o 1º semestre de caráter teórico e teórico prático, compreendendo as unidades curriculares fundamentais e incluindo as unidades comuns a todas áreas de especialização. No 2º semestre, além das unidades curriculares específicas, o estudante tem a possibilidade de realizar um dos três percursos alternativos: dissertação, trabalho de projeto ou estágio de natureza profissional com relatório. 

 

“A nossa longa experiência de 14 anos em Cursos de Pós-Licenciaturas de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica é um critério que garante à partida a qualidade do processo de ensino-aprendizagem”, acrescenta ainda o coordenador da oferta formativa.

 

Atenta à vocação profissionalizante deste ciclo de estudos, "a equipa pedagógica garante ainda que os estudantes adquirem um perfil de competências que dê resposta às exigências do mercado de trabalho. Contamos ainda com a colaboração de especialistas que mantêm uma prática profissional regular nas áreas nucleares das diferentes formações e de diversas parcerias com instituições de referência, de modo a garantir a qualidade dos ensinos clínicos que constituem a componente prática", termina José Vilelas.

 

O Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica terá início a 6 de outubro e as candidaturas presencialmente estão abertas até 31 de agosto.

 

Saiba mais aqui

 

ESSCVP Notícia