Matilde Monteiro-Soares foi palestrante na Reunião Conjunta de Núcleos da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular


Matilde Monteiro-Soares, Coordenadora da Licenciatura em Podologia, foi uma das palestrantes da Reunião Conjunta de Núcleos da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular, que decorreu em janeiro, em Coimbra.

 

Com o tema "Prevenção primária e secundária, porque a maioria dos casos pode ser evitada" falou sobre a patologia de Pé Diabético e a importância/eficácia das estratégias de prevenção de lesões e complicações. A palestra foi direcionada para internos e especialistas em Cirurgia Vascular.

 

Relembre-se que com o aumento da prevalência da diabetes, as probabilidades de complicações podológicas estão a aumentar. Estas complicações podem variar de problemas menores a condições mais graves, como úlceras e infeções, que podem, em última instância, resultar na amputação do membro inferior. O impacto destas complicações na qualidade de vida dos doentes é significativo, o que realça a importância de compreender as suas causas, riscos e medidas preventivas.

 

ESSCVP Notícia