Licenciatura em Podologia acreditada por 6 anos pela A3ES

 

O Curso de Licenciatura em Podologia da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa acaba de ser acreditado por 6 anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), o período máximo possível de acreditação.

 

Segundo João Martiniano, Docente e Diretor da Área de Ensino de Podologia, “a acreditação por 6 anos, o período máximo concedido, é para nós, Direção da Área de Licenciatura, um motivo de enorme satisfação, pois vem reconhecer o trabalho desenvolvido nestes primeiros dois anos, bem como garantir um voto de confiança para o futuro. É nosso objetivo manter o rumo inicialmente traçado, mas também cimentar o Curso de Licenciatura com o reforço da formação pós-graduada e das parcerias internacionais, permitindo a mobilidade de estudantes e staff associado à Licenciatura em Podologia."

 

Implementação do Curso de Licenciatura em Podologia

 

2020 marca o encerramento daquele que foi oficialmente o primeiro ano-letivo do Curso de Licenciatura em Podologia na ESSCVP-Lisboa. A Direção da Área de Ensino regista “um enorme orgulho e satisfação, mas também um enorme sentido de dever cumprido. Iniciar um projeto é sempre algo desafiante e motivante, mas quando estamos inseridos numa estrutura como a ESSCVP-Lisboa o trajeto torna-se mais simples.”

 

João Martiniano faz ainda um balanço positivo do ano-letivo, "especialmente exigente, não por ser o 1º ano, mas especialmente pela Pandemia que sofremos, que obrigou-nos a uma reformulação e reorganização da forma como as aulas teóricas, práticas e métodos de avaliação tiveram que decorrer. No entanto, o feedback por parte dos alunos foi bastante satisfatório e gratificante. Conseguimos cumprir com o plano curricular na íntegra e os alunos mostraram uma capacidade de adaptação muito satisfatória, nesse sentido estão de parabéns."

 

Paralelamente ao Curso de Licenciatura foram desenvolvidas iniciativas de relevância para a consolidação da mesma, "nomeadamente na criação de um laboratório de simulação de consultas, um laboratório de Ortopodologia, a aquisição de equipamentos tecnológicos e, mais recentemente, o "pontapé" de saída nos trabalhos preparatório para o início da futura clínica Universitária."

 

Foram igualmente reforçadas as redes de parceiros (Universidades estrangeiras, Clínicas/Hospitais, Associações de doentes, como a Associação Nacional de Doentes, a Associação Espanhola de Cirurgia Podológica e até mesmo a Associação Portuguesa de Podologia), "pelo que somos a única Instituição de Ensino da Podologia a fazer parte da ENPHOD, uma Associação Europeia que reúne as Escolas /Universidades que ensinam Podologia. Por tudo isto, não posso estar mais satisfeito e orgulhoso do trabalho desenvolvido por uma equipa que sempre caminhou" na mesma direção".

 

A Direção da Área de Ensino de Podologia termina remetendo um agradecimento especial ao Conselho de Direção da ESSCVP-Lisboa “pela aposta nesta Licenciatura como também pelo contínuo reforço das condições para o Ensino da Podologia. Pelo trabalho desenvolvido ao longo deste 1º ano prevejo que o Curso de Licenciatura em Podologia da ESSCVP-Lisboa irá ter uma importância e um destaque no ensino da Podologia Nacional.”

 

ESSCVP Notícia