International Trauma Life Support é a nova oferta formativa do Centro de Simulação em Saúde

 

A Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa foi reconhecida pela American College of Emergency Physicians como Chapter na promoção do curso International Trauma Life Support (ITLS), através do Centro de Simulação em Saúde da ESSCVP-Lisboa.

 

O ITLS foi delineado com base na necessidade de um programa educacional contínuo de qualidade, capaz de desenvolver competências para profissionais que integram os Serviços de Emergência Médica (SEM). O objetivo passa por desenvolver as aptidões necessárias para uma rápida avaliação, estabilização, reanimação e transporte de uma vítima de trauma, baseadas em guidelines nacionais e internacionais, que reforçam e uniformizam a formação de médicos, enfermeiros e outros técnicos na área do trauma pré e intra-hospitalar.

 

Segundo Paulo Santos, coordenador da formação na ESSCVP-Lisboa, o “ITLS disponibiliza aos profissionais de saúde formação certificada e avançada na área do trauma, mas também, em contexto académico, aos nossos estudantes de 1º ciclo em Enfermagem. Permite que os mesmos possam desenvolver competências na área de situação crítica, uma das áreas que a Ordem dos Enfermeiros obriga explorar. Para além disso, é possível criar trabalho de cariz científico, na produção de novas guidelines que coloquem os profissionais de saúde na vanguarda da área do trauma.”

 

A primeira edição do curso ITLS realizou-se durante o mês de setembro no Centro de Simulação em Saúde da ESSCVP-Lisboa, permitindo à instituição adquirir a respetiva certificação internacional. Esta é a mais recente oferta formativa da escola, reforçando o compromisso de expandir, diversificar e enriquecer a formação contínua dos estudantes, mas também dos profissionais de saúde.

ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia