PT
ENPT
EN
REPORTAGEM FÓRUM ESTUDANTE
Grande parte dos candidatos que a escola recebe vem sempre por referenciação de antigos alunos ou de estudantes que ainda se encontram a estudar na ESSCVP – Lisboa. De acordo com a professora, “tem havido uma procura crescente do curso, havendo sempre mais de 30 alunos a entrar nos primeiros anos, uma procura significativa que se traduz no sucesso do curso para fora”.
A aposta da Cruz Vermelha na Osteopatia está aliada aos valores e princípios defendidos pela prática: “o conceito de comunidade, prestar cuidados aos outros, voluntariado e humanidade”. A Osteopatia é uma ciência com comprovada evidência, que procura a causa das queixas dos doentes, que normalmente se manifestam como dores musculares, articulares, por vezes com dormências e/ou alterações de sensibilidade ou desconforto abdominal, torácico ou pélvico.
Para a professora, o curso oferecido pela ESSCVP – Lisboa “prepara os alunos para perceber as origens do problema que o paciente está a sentir”. O osteopata formado na escola é “ensinado a olhar para o todo e procurar os pequeninos pontos disfuncionais que normalmente estão em sítios onde as outras áreas não vão investigar”.
Não havendo Osteopatia no Serviço Nacional de Saúde (SNS), a prática da mesma está no serviço privado como em clínicas e hospitais. Segundo a Professora Sílvia Gomes, “90% dos alunos” formados na ESSCVP – Lisboa trabalham na área. De forma a saírem mais bem preparados para o mercado de trabalho, “são instruídos das condições legais que precisam para exercer e também desenvolvem um projeto onde podem construir o seu próprio local de trabalho” numa das unidades curriculares do programa de ensino.