Estudantes de Cardiopneumologia visitam Museu da Saúde

 

É já o segundo ano consecutivo que a Professora Ana Edra Quaresma visita o Museu da Saúde com os seus alunos do 1º Ano da Licenciatura em Cardiopneumologia. Esta iniciativa está integrada na Unidade Curricular "Cultura da Saúde e Integração Profissional" da qual é a docente responsável, e constitui uma das aulas práticas no exterior. O Museu está localizado no Hospital dos Capuchos e tem patente a exposição "800 anos de Saúde em Portugal".

 

Segundo a Professora "esta aula permite uma viagem cronológica desde a Teoria dos Humores de Hipócrates, passando pelas sangrias, sanguessugas e ventosas; pelos mais antigos equipamentos de RX, liteiras e autoclaves, até à fundação das primeiras instituições de saúde no nosso país, terminando no Sec. XX. Ao longo desta viagem, conta-se um bocadinho da história e aprende-se sobre grandes nomes que marcaram o nosso percurso, como a Rainha D. Amélia, Prof. Egas Moniz, Dr. Sousa Martins ou o Dr. Ricardo Jorge, entre outros. O feedback dos alunos é sempre muito positivo e costumam ter bons resultados no Museum Quiz - What have you learn? que fazemos na aula seguinte. É sempre um motivo de orgulho quando ao longo da exposição passamos por referências à nossa instituição - a Cruz Vermelha Portuguesa".

 

A Professora sugere ainda que "poderá ser uma visita de interesse para qualquer futuro profissional de saúde, pois é muito importante saber de onde viemos, como começamos e evoluímos, tentando motivar os alunos para que façam parte de um futuro promissor para a Saúde do nosso País."

ESSCVP Notícia