PT
ENPT
EN
O Mestrado em Enfermagem de Reabilitação, integrado nos cursos de 2º ciclo de estudos da ESSCVP-Lisboa e tem início previsto para maio de 2023. Segue as orientações da Ordem dos Enfermeiros, no que se refere ao conteúdo e estrutura, sendo composto por 3 semestres, integrando dois estágios (2º e 3º semestres). Para além das competências gerais, o Enfermeiro Especialista deve basear a sua prática nas competências comuns dos especialistas, assim como as competências específicas do Enfermeiro Especialista de Reabilitação. Assim, o curso encontra-se estruturado para dar resposta às necessidades formativas dos futuros Enfermeiros Especialistas, incluindo no 1º semestre um tronco comum que corresponde aos resultados esperados e conteúdos considerados comuns a todos os Enfermeiros Especialistas. Ainda no 1º semestre, são iniciadas unidades curriculares basilares ao processo formativo de um Enfermeiro de Reabilitação.
O Corpo Docente deste curso é composto por professores peritos nas várias áreas da Enfermagem de Reabilitação (da academia e da clínica), que proporcionarão aos estudantes a qualidade no ensino, e a coordenação está a cargo da Professora Joana Mendes Marques, que explica tudo sobre esta formação.
Em que âmbito surgiu o Mestrado em Enfermagem de Reabilitação?
O Mestrado em Enfermagem de Reabilitação nasce de um percurso de 14 anos de curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação da ESSCVP-Lisboa. Foram quatro os fatores que contribuíram para a continuidade desta formação na ESSCVP-Lisboa: a passagem dos cursos de especialização para mestrado pela Ordem dos Enfermeiros; a elevada procura dos Enfermeiros pela formação em Reabilitação na nossa instituição; a ambição de vários enfermeiros especialistas adquirirem o título de Mestre em Enfermagem de Reabilitação e finalmente, a missão de intervir continuamente perante as necessidades de uma população cada vez mais envelhecida e dependente de quem cuidamos, sendo esta área de especialidade transversal a todo o ciclo de vida.
A quem se destina esta formação?
Destina-se a candidatos com o título profissional de enfermeiro, com pelo menos dois anos de exercício profissional. Podem candidatar-se os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos em Enfermagem, organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo, com a duração de 240 ECTS. Podem ainda candidatar-se os titulares de grau académico superior estrangeiro ou detentores de um currículo científico ou profissional, em que o seu título/curriculum seja previamente reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da ESSCVP-Lisboa.
Os enfermeiros que tenham concluído o curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação, podem candidatar-se ao curso, para obtenção do título de Mestre na área.
Em traços gerais, como será constituído o plano de estudos do mestrado?
O curso é constituído por 3 semestres. No 1º semestre estão incluídas quatro unidades curriculares do tronco comum aos enfermeiros especialistas, nomeadamente, Enfermagem Avançada; Investigação em Enfermagem; Gestão e Segurança em Saúde, e Ética e Deontologia em Enfermagem; ainda três unidades curriculares dedicadas mais especificamente à Enfermagem de Reabilitação: Fundamentos de Enfermagem de Reabilitação; Enfermagem de Reabilitação na Comunidade e Enfermagem de Reabilitação I; neste semestre, o estudante pode ainda escolher uma das duas unidades curriculares Optativas: Enfermagem de Reabilitação à Pessoas em Situação Crítica ou Enfermagem de Reabilitação em Pediatria.
O 2º semestre é composto por duas unidades curriculares teóricas: Enfermagem de Reabilitação II e III e, neste semestre ocorre ainda o primeiro contacto com a prática clínica, com o Estágio – Módulo I. Este percurso formativo termina no 3º semestre com o Estágio - Módulo II e a defesa do Relatório de Estágio, condição obrigatória para a obtenção do título de especialista no curso de mestrado.
As unidades curriculares teóricas incluem aulas teóricas e teórico-práticas. Os conteúdos mais práticos serão desenvolvidos nos ginásios e laboratórios da ESSCVP-Lisboa, devidamente equipados para promover um ensino de qualidade e adaptado à realidade dos hospitais e comunidade.
Quais são os fatores diferenciadores deste curso?
Temos um longo percurso de formação na área de Enfermagem de Reabilitação. Esta experiência tem-nos permitido melhorar a cada edição face às necessidades e sugestões dos estudantes, contributos de um corpo docente perito na área e evidência científica na qual nos baseamos para definir os conteúdos programáticos de cada unidade curricular.
Para além do rigor com que cada unidade curricular foi planeada e organizada, considero que que o Mestrado de Reabilitação da ESSCVP-Lisboa tem dois fatores diferenciadores, nomeadamente, o corpo docente e as condições que disponibiliza aos estudantes para as aulas teórico-práticas.
O corpo docente é composto por um grupo de professores com uma vasta experiência nas áreas que leciona, nomeadamente reabilitação cardíaca, motora, respiratória, investigação, entre outras, o que comumente é muito interessante para os estudantes, pelo constante paralelismo com a realidade da prática clínica. Os ginásios e laboratórios estão equipados com o material e equipamento necessários ao ensino de qualidade dos nossos estudantes. O Centro de Simulação permitirá aos estudantes desenvolver a sua prática de uma forma próxima com a realidade clínica, permitindo uma melhor preparação para os Estágios e futura prática clínica.
As candidaturas para o Mestrado em Enfermagem de Reabilitação estão abertas até ao dia 31 de outubro de 2022, sendo feitas presencialmente na ESSCVP-Lisboa ou por correio. Saiba mais aqui ou contactando secretariaposgraduado@esscvp.eu.
A Professora Joana Mendes Marques é especialista em Enfermagem de Reabilitação e, paralelamente à experiência profissional como Enfermeira em várias áreas da saúde (Reabilitação, Pediatria, Cirurgia, Psiquiatria, Medicina, Geriatria), tem acompanhado o seu conhecimento prático com a vida académica. Realizou o Mestrado em Enfermagem Avançada, a Especialidade em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, o Mestrado de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria e em 2016 terminou o Doutoramento em Enfermagem Avançada. Tem várias publicações científicas (nacionais e internacionais), assim como participações e apresentações de trabalhos em Congressos.