Diretor da Área de Enfermagem promoveu formação na Guiné-Bissau

 

O Diretor da Área de Ensino de Enfermagem foi responsável por uma formação sobre Supervisão Pedagógica e Técnica para a Integração de 20 Parteiras Especialistas na Guiné-Bissau.

 

No passado mês de novembro, o Diretor da Área de Ensino de Enfermagem e docente José Vilelas, foi responsável por uma formação sobre Supervisão Pedagógica e Técnica para a Integração de 20 Parteiras Especialistas no Corpo Docente da Escola Nacional Saúde Guiné- Bissau, a Convite da FNUAP e enquanto consultor Internacional na United Nations Population Fund.

 

Relatório sobre o Direito à Saúde apresentado pela Liga Guineense dos Direitos Humanos

 

O relatório sobre o Direito à Saúde, produzido em 2018 e apresentado pela Liga Guineense dos Direitos Humanos, relata que o país regista uma das mais elevadas taxas de mortalidade materna e neonatal da sub-região oeste africana. Um disfuncionamento do sistema de saúde, que contribui decisivamente para o agravar dos problemas no acesso e a qualidade do serviço de saúde prestado aos guineenses. A Guiné deverá desenvolver esforços na transformação da saúde e bem-estar do povo africano, através da definição de um conjunto de prioridades e um compromisso renovado e alargado à responsabilidade pelos resultados e aos valores de equidade, transparência, integridade, profissionalismo e abertura.

 

O desenvolvimento da Guiné Bissau assenta numa qualificação dos seus profissionais, nomeadamente os da saúde e os enfermeiros e parteiras no particular,  ajuda a assegurar um crescimento económico sem precedentes, num ambiente mais saudável, onde os trabalhadores desenvolvem a sua atividade profissional com uma maior eficácia e eficiência, aumentando a produtividade e reduzindo as ausências por doença. O programa de transformação deve ainda ter como base o princípio de uma África que fala por si, assumindo a apropriação e envolvendo-se numa liderança conjunta para implementar mudanças num momento crucial.

 

"Uma experiência enriquecedora e uma honra..."

 

O docente José Vilelas reforça que "a minha participação vem no seguimento duma formação realizada no ano de 2018. Espero ter contribuído para a reforma dos seus sectores da saúde e educação para torná-los mais reativos e eficientes, através do aumento de conhecimentos duma geração de enfermeiros mais proativa e criativa. Uma experiência enriquecedora e uma honra poder contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem na Guiné".

ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia