Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC)

 

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) em números

 

Em plena pandemia o foco dos cuidados de saúde estão centrados na COVID-19, no entanto as doenças do aparelho circulatório são a primeira causa de morte no mundo, entre as quais o enfarte agudo miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em Portugal, o AVC é a primeira causa de mortalidade e morbilidade. Qual o verdadeiro e real impacto do Acidente Vascular Cerebral no comunidade portuguesa? 

 

Segundo a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral "por hora, três pessoas sofrem um AVC, um destes não sobrevive e um ficará com sequelas graves". Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística e da Plataforma da Mortalidade da Direção Geral de Saúde (dados mais recentes relativos a 2018) indicam que entre os dias 2 de março e 20 de outubro de 2020, foi registada uma média diária de 30 mortes por AVC e 9 mortes por COVID-19 por dia. 

 

Existe possibilidade de oferecermos um tratamento de reperfusão no acidente vascular cerebral diminuindo muito as sequelas do evento, no entanto carece de um reconhecimento precoce dos três sinais de alarme de AVC: boca ao lado, falta de força num membro e dificuldade em falar. O próximo passo é contactar o 112 para ser ativada a via verde AVC. 

 

Como prevenir um Acidente Vascular Cerebral (AVC)?

 

No entanto, o AVC pode ser evitado através da prevenção. Estilos de vida saudáveis, como prática de exercício físico regular, alimentação equilibrada, não fumar, controlar a pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue (glicemia).

 

Neste sentido, os alunos do 3º ano da Licenciatura em Cardiopneumologia do ano 2020/2021 foram desafiados na unidade curricular de Ultrassonologia Vascular a desenvolver uma ação para sensibilização da comunidade do acidente vascular cerebral, numa fase que os esforços estão todos concentrados no COVID-19. O resultado é um cartaz que visa informar e sensibilizar o público para a importância de prevenir o AVC, bem como para o impacto que o mesmo tem no seio da comunidade. Consulte o cartaz de sensibilização para o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

 

Enquanto futuros Técnicos de Cardiopneumologia, uma das suas áreas de intervenção é arealização de exames de ultrassonografia vascular cervico-encefálica nos doentes com AVC, para o diagnóstico da etiologia do AVC, bem como outros exames complementares de diagnóstico. 

 

Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC)

 

Em novembro de 2006, a Organização Mundial de Saúde (OMS) cria o Dia Mundial do AVC, assinalado anualmente a 29 de outubro.

 

Hoje, já em 2020, a OMS alerta a comunidade que um AVC pode acontecer a qualquer pessoa e em qualquer lugar. 1 em 4 adultos terá um AVC durante a vida. O AVC é a principal causa de morte e incapacidade no mundo, mas quase todos os Acidentes Vasculares Cerebrais podem ser evitados!

 

Para dar ainda mais ênfase ao dia, a Organização Mundial de Saúde lança a campanha MoveMent: a maior rede de dança no mundo. O objetivo passa por promover a atividade física, uma vez que reduz o risco. Junte-se ao movimento tornando-se mais ativo enquanto previne uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo.

ESSCVP Notícia