Dia Internacional da Podologia, a mais recente área da saúde

 

Sabia que durante uma corrida o pé suporta 2 a 3 vezes o seu peso corporal? Fique a conhecer mais sobre uma das mais recentes áreas da saúde.

 

A Área da Podologia é uma das ciências da área da saúde humana que atua na investigação, prevenção,diagnóstico e tratamento das patologias do membro inferior, especificamente do pé e das suas repercussões no organismo. Em alguns países, como EUA ou Austrália, a Podologia é designada com o termo Podiatra ou Medicina Podiátrica.

 

O cuidado e tratamento do pé de forma profissional remete ao Antigo Egipto, onde há evidências nas esculturas dessa prática. No entanto, só no virar do seculo XX é que se iniciou a formação licenciada independente, similar ao que hoje conhecemos. A primeira Escola surge em 1911, Nova York, intitulada New York School of Chiropody. Em 1919 surge o London Foot Hospital em Londres. 

 

De acordo com a Associação Portuguesa de Podologia, os Portugueses não estão sensibilizados para a importância dos pés, pelo que não os valorizam nem tratam devidamente. De acordo com uma recente pesquisa, cerca de 25% da população não sabe o que é a Podologia, chegando esse desconhecimento a atingir os 50% nas regiões de Lisboa e Vele do Tejo, assim como no Alentejo e no Algarve.

 

Apesar da elevada taxa de desconhecimento das patologias do pé, entre 75% a 85% da população adulta tem algum problema nos pés. Para além das alterações morfológicas e estruturais dos pés, as doenças sistémicas, como por exemplo a diabetes ou até mesmo as doenças do foro reumática, contribuem enormemente para o aparecimento das queixas apresentadas pelo pacientes.

 

No caso da Diabetes, e de acordo com o Grupo Internacional do Pé Diabético (IWGDF) da Associação D-Foot, 1 em cada 11 adultos, a cada 20 segundos, é amputado um membro inferior devido à diabetes, sendo 10 a 20 vezes mais provável estes pacientes serem amputados quando comparado com um não diabético.

 

O pé como base de sustentação e locomoção do aparelho locomotor é a estrutura corporal que permite manter a nossa autonomia e independência. A ausência de cuidados podológicos compromete de forma significativa a nossa vida.

 

O calçado também tem uma palavra a dizer, podendo ser um importante aliado ou transformar-se no nosso maior inimigo. De acordo com um estudo americano, 9 em cada 10 mulheres usam sapatos apertados e 70% das mulheres, com mais de 60 ano de idade, apresentarão problemas osteoarticulares.

 

 

Sabia que:

 

  • Temos 26 ossos no pé e 33 articulações;
  • Temos 20 músculos intrinsecos e que destes, 14 estão na superficie plantar, 2 na face dorsal e 4 estão na região intermédia.
  • Em média, um adulto dá 4 a 6 mil passos por dia, o que equivale a 5 voltas à terra ao logo da sua vida;
  • As mulheres têm 4 vezes mais problemas do que os homens e os saltos altos são a principal causa;
  • 20% da população considera os pés como a zona menos atrente do seu corpo;
  • Numa corrida o pé suporta 2 a 3 vezes o seu peso corporal;

 

Aposte na prevenção e consulte um Podologista com regularidade.

ESSCVP Notícia