PT
ENPT
EN
Esta crise Pandémica veio mostrar-nos que valores como a "liberdade" por vezes têm que ser postos em causa por motivos de força maior, no caso a saúde e o bem-estar comunitário. Nunca fez tanto sentido a expressão "que a nossa liberdade termina, no preciso momento onde se inicia a liberdade do outro".
Enquanto profissionais de saúde e profissionais de saúde ligados à Cruz Vermelha Portuguesa temos uma responsabilidade acrescida! Cada um de nós tem o seu nível de atuação nesta Pandemia, quer seja na linha da frente no combate ao Covid-19, quer seja, na retaguarda apoiando estes colegas e a comunidade, ou até mesmo, respeitando as indicações dadas pelas autoridades competentes - "Ficando em casa". Estou certo que quando tudo isto passar sairemos mais forte e pessoas mais generosas!
A situação atual exige de todos nós uma enorme capacidade de adaptação, resiliência e acima de tudo uma enorme solidariedade com quem mais precisa. Enquanto Profissional de Saúde, Docente, Pai e Filho, obrigou a uma gestão complexa e muitas vezes malabar, de modo a encontrar um equilíbrio justo nestas múltiplas vertentes que, em circunstâncias normais, as realizamos de forma inconsciente e muitas vezes pouco equilibradas.
Estou certo que quando tudo isto passar iremos dar muito mais valor aos pequenos detalhes e seremos com certeza pessoas mais generosas!
João Martiniano
Diretor da Área de Ensino de Podologia
Escola Superior de Saúde da Cruz vermelha Portuguesa-Lisboa