PT
ENPT
EN
A Esccola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa e o Centro Hospitalar de Setúbal colaboraram pela primeira vez na recepção de alunos para estágio na Área de Cardiopneumologia. Foram 3 alunas que durante 5 semanas fizeram estágio no Serviço de Cardiologia e Serviço de Urgência, orientadas pelos profissionais Susana Antunes, Cristina Carradas (Coordenadora), Duarte Chambel. Andreia Grade, Catarina Santos e Patrícia Contente.
Segundo os orientadores, "foi a nossa primeira experiência, foi enriquecedora a todos os níveis. (...) A experiência com as alunas foi muito positiva.Todos nós demos o melhor para que as alunas se sentissem o mais confortáveis para poderem explorar a electrocardiografia no seu melhor. É a base do nosso curso por isso tínhamos de as fazer compreender isso mesmo. Acho que tivemos uma tarefa bem-sucedida, as alunas foram muito esforçadas e dedicadas."
O estágio (hospitalar) é um momento de muita expectativa para os estudantes, pois é a oportunidade de interligar a teoria e a prática de forma contextualizada já que propicia uma troca de informações, ideias e experiências entre alunos e profissionais. O estágio é imprescindível para o desenvolvimento de um aluno enquanto futuro profissional de saúde. Já o orientador de estágio é um pilar essencial para o aluno pois é através dele que começa a evoluir na sua prática clínica e no raciocínio técnico-científico.
As alunas deram o seu testemunho relativamente à experiência, que foi uma estreia para todos os envolvidos.
Bruna Silva - Acho que não poderia ter sido melhor. Toda a equipa que nos acompanhou foi excepcional durante todo o nosso tempo lá. Começar com Eletrocardiografia também foi muito bom para por em prática a base do nosso curso nos próximos estágios.
Elisabete Moreira - Inesquecível! Adorei desde o primeiro ao último dia. Fez-me despertar bastante o interesse por Eletrocardiografia, que é a base do nosso curso, pelo que se torna imprescindível o conhecimento do mesmo!
Carmen José - Foi uma experiência boa a nível geral. Permitiu-me ter uma nova visão do curso em contexto clínico. Foi possível ter uma outra mentalidade de como era a actuação do cardiopneumologista em Eletrocardiografia e de como funcionava a dinâmica em trabalho.
Bruna Silva - O que eu mais gostei foi da dinâmica de trabalho, fez-me perceber que cada pessoa ali tem um papel e um propósito a cumprir. A abertura com que nos foi permitido perguntar, errar, voltar a tentar e aprender também foi muito motivadora a continuar a dar o meu melhor.
Elisabete Moreira - O local de estágio permitiu-me desenvolver e consolidar os conhecimentos teórico-práticos anteriormente adquiridos, bem como conhecer mais profundamente a rotina de um técnico de Cardiopneumologia. Visto por uma perspetiva prática, este estágio foi bastante enriquecedor na percepção da realidade, na realização de uma variedade de exames e no contacto direto com os pacientes, que foi sem dúvida o que mais gostei!
Carmen José - O que eu mais gostei foi ter tido a oportunidade de realizar os exames e de estar em contacto com os pacientes. Senti uma grande necessidade de melhorar a comunicação na prestação de serviços, o saber fazer e bem feito e tudo graças a partilha de conhecimentos e exigência dos orientadores.
Bruna Silva - Foi agridoce: feliz por uma etapa concluída, triste por ter acabado. Fomos muito bem recebidas e isso acaba por ficar marcado para sempre.
Elisabete Moreira - A despedida foi o que mais custou… mas felizmente foi-nos dito que tínhamos a porta aberta para quando quiséssemos voltar. Quero agradecer a toda a equipa técnica do hospital por todo o apoio e acompanhamento ao longo do período de estágio e que, pela simpatia, disponibilidade e transmissão de conhecimentos, contribuíram para a minha evolução nesta nova fase da minha formação.
Carmen José - Foi um dia emotivo, sensação de que estou no caminho certo! E com sentimento grato de ter sido bem recebida. Aprendi muito e isso motivou-me a continuar e a esforçar-me mais para alcançar a excelência.