PT
ENPT
EN
O Centro de Simulação em Saúde da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa, CrossSim Health Center, equipado com tecnologia de última geração, foi inaugurado ontem numa cerimónia com lotação limitada tendo em conta o contexto pandémico atual.
O CrossSim Health Center está sob a coordenação dos Professores Leila Sales e Paulo Santos e pretende responder aos novos desafios da área da saúde, bem como revolucionar a sua educação através da inovação dos métodos de ensino. Uma aposta ganha na simulação de alta fidelidade, em softwares de doentes virtuais e realidade aumentada.
O centro de formação certificado por entidades internacionais abrange a prestação de cuidados de saúde, emergência, gestão de catástrofes, gestão de equipas em situação de crise, comunicação em equipas multidisciplinares e liderança, bem como a área da segurança do doente.
Uma abordagem inovadora que pretende acompanhar a evolução da tecnologia, adaptando-a a um método de ensino revolucionário e promover a capacitação dos profissionais de saúde, bem como a sua performance clínica num ambiente seguro, controlado e realista.
Marta Aires de Sousa, Presidente do Conselho de Direção, reforçou, na ocasião, que “um dos objetivos da ESSCVP-Lisboa tem sido melhorar a oferta formativa e criar novas formações através de infraestruturas adequadas e em constante inovação.”
“Hoje iniciamos o primeiro curso no Centro de Simulação, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, a quem agradecemos esta coordenação e parceria formativa. Espero que seja o primeiro de muitos cursos no futuro”, terminou.
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visitou o CrossSim Health Center e descerrou a placa de inauguração, juntamente com o Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George. Para Manuel Heitor, este é um bom exemplo de estratégia para a capacitação de profissionais, apostando na evolução e inovação tecnológica na área do ensino em Saúde.