PT
ENPT
EN
Caros finalistas do Curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESSCVPLisboa,
Ser finalista em ano de Pandemia Mundial é certamente muito diferente do que todos Vocês imaginaram, ninguém podia imaginar que os últimos 4 meses de curso fossem passados fora da ESSCVP. O distanciamento social e a necessidade de recolhimento roubaram-vos os momentos na escola, os abraços, as conversas, as presenças. Roubaram-vos os olhares e o toque, tão importantes para os Fisioterapeutas.
Este foi um tempo de resiliência, um teste à Vossa capacidade de adaptação, e deixem-me que vos diga Srs. Finalistas – passaram com distinção. Mudaram-se formas de avaliação, mudaram-se formatos de aula, de partilha de conhecimento. Tudo mudou. Mudámos nós. Por outro lado, apesar de distantes, ganhámos proximidade, ganhámos compreensão e ganhámos presença. Parece contraditório, mas não é. Estamos mais próximos do que alguma vez
estivemos. Estamos juntos.
Já li escrito em alguns jornais que este vai ser um tempo que constará nos livros de história, acredito que sim. Cada um de nós tem certamente histórias irrepetíveis para contar, lágrimas e sorrisos que só vai compreender quem passou por aqui. E isso, acredito, é fazer história. Dentro de mim levo registado cada um dos Vossos medos, cada uma das Vossas ansiedades, cada uma das Vossas gargalhadas.
Trago comigo cada conversa, cada decisão que tomei, que tomámos juntos. Estou certa do Vosso valor, das vossas capacidades enquanto Fisioterapeutas. Agora é tempo de arregaçar as mangas Srs Fisioterapeutas, queridos alunos, caros colegas, é tempo de trabalhar muito, estudar ainda mais, na verdade, vocês pensam que acabou, mas está apenas a começar! E garanto-vos vai ser uma viagem espetacular!
Vocês sabem onde me encontrar. Estarei no 11.º Piso como sempre, ou num qualquer monitor à distância de um click, mas estarei aqui.
Sejam bem-vindos à Fisioterapia caros colegas!
Sandra Alves
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Fisioterapia
Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa