Cardiopneumologia e Imagem Médica e Radioterapia estiveram no Hospital da Bonecada

 

As Áreas de Cardiopneumologia e Imagem Médica e Radioterapia (IMRT) foram convidadas a marcar presença no Hospital da Bonecada que aconteceu no dia 4 de novembro de 2023. Este evento organizado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através da Divisão de Saúde e Desenvolvimento Social, foi realizado no Pavilhão Multiusos da mesma cidade. Tanto as crianças como as respetivas famílias conheceram melhor duas Áreas da Saúde essenciais, contribuindo para que as potenciais idas ao hospital sejam menos ameaçadoras.

 

O evento contou com a presença de 1250 crianças entre os 3 e os 10 anos de idade, acompanhadas pelos seus “amigos bonecos”, tendo os últimos sido avaliados por equipas multidisciplinares, consoante a “triagem” realizada à entrada. Na triagem, a maioria dos bonecos apresentaram um quadro de quedas com fraturas dos membros, dores de ouvidos ou de garganta. Segundo a Área de Cardiopneumologia, várias crianças mostraram interesse e entusiasmo dizendo “quero ver o meu coração de verdade”!

 

A Área de Cardiopneumologia deu às crianças a possibilidade de visualização dos órgãos do corpo humano, quer nos modelos anatómicos virtuais, com recurso ao software 3D Organon VR Anatomy ®, quer nos contruídos por elementos da equipa possibilitando ainda a realização de exames como spirometria, determinação da tensão arterial e eletrocardiograma. A Área de IMRT desenvolveu diversos modelos que permitiam às crianças e aos bonecos simular a realização de exames como TAC, raio-X ou ressonância magnética.

 

A participação da ESSCVP-Lisboa foi um sucesso em grande parte pela decoração apelativa dos stands (espaços) destinados às duas Áreas de Ensino, mas também pelo excelente atendimento de todos os estudantes e docentes que participaram. A área de Cardiopneumologia esteve representada por duas docentes e seis alunas do curso, já a Área de Imagem Médica esteve representada por um docente e 10 alunos distribuídos pelos 1º, 2º e 3º ano.


Segundo as estudantes de Cardiopneumologia Carolina, Nádia, Domingas, Viviana, Matilde e Lorrana, “participar nesta iniciativa permitiu-nos desenvolver a nossa capacidade de comunicação com a criança, compreender e conhecer os seus conhecimentos a nível do coração e dos pulmões o que certamente enriquecerá o nosso futuro como profissionais de saúde. Foi sem dúvida uma excelente oportunidade de crescer no campo da comunicação em pediatria para além de ter sido muito gratificante ver os sorrisos das crianças e a felicidade vincada no rosto quando viam os seus bonecos tratados.”

ESSCVP Notícia