PT
ENPT
EN
No dia 5 de maio, a Área de Ensino de Cardiopneumologia assinalou o 20.º aniversário da respetiva Licenciatura. A Comissão Organizadora do evento foi composta pela Área de Ensino, com especial destaque para as Professoras Liliana Raposo, Diretora da Área de Ensino e Inês Zimbarra Cabrita, Coordenadora da Licenciatura, e pelos representantes dos alunos dos quatro anos da Licenciatura.
Entre os convidados de honra, estiveram presentes figuras incontornáveis da história da Cardiopneumologia na ESSCVP-Lisboa, entre as quais o Professor Luís Aires de Sousa, que no ano de nascimento do curso ocupava o cargo de presidente do Conselho de Direção da Escola, o Professor Nuno Raposo, o primeiro Coordenador da Área de Ensino e a Professora Marta Aires de Sousa, ex-Diretora da Área de Ensino e atual presidente do Conselho de Direção da ESSCVP–Lisboa.
A abertura do evento esteve a cargo da Professora Marta Aires de Sousa que, no seu discurso, confessou que foi enquanto Diretora da Área de Ensino, entre 2009 e 2020, que tudo aprendeu sobre Cardiopneumologia, tendo ainda relembrado algumas das ilustres personalidades que a acompanharam nos anos em que esteve no cargo e que marcaram a história da Licenciatura.
Seguiu-se o discurso do Professor Luís Aires de Sousa, que relembrou o ano de lançamento da Licenciatura numa altura em que a Escola passava por um processo de transformação, passando de uma Escola de Enfermagem a uma Escola Superior de Saúde. Nas suas palavras, referiu que “Cardiopneumologia era um curso de esperança” e que, apesar das dores de crescimento iniciais, “temos de estar sempre preparados para a evolução e inovação”, essenciais para o progresso nos meios académico e científico.
O Professor Nuno Raposo, uma das figuras que mais contribuiu para o crescimento do curso, agradeceu e elogiou o trabalho desempenhado por vários elementos e serviços da Escola que, ao longo dos anos, foram indispensáveis para o desenvolvimento da Área de Ensino. Relembrou os bons momentos que passou na Escola, as várias turmas de alunos que teve o prazer de acompanhar de perto e todo o processo de crescimento do curso, desde a criação do plano curricular e das aulas práticas até à angariação dos locais de estágio, entre outros aspetos altamente relevantes para o crescimento sustentado da Cardiopneumologia na ESSCVP-Lisboa.
Seguidamente, a Professora Liliana Raposo fez uma homenagem e deixou um "agradecimento especial a todos os docentes que fizeram parte do curso desde o seu início". Relembrou antigos alunos, muitos deles “espalhados pelo mundo” e falou sobre o acentuado crescimento do número de alunos nos últimos anos que será essencial para colmatar a “cada vez maior procura de Cardiopneumologistas no mercado de trabalho”. Referiu ainda que, atualmente, a Licenciatura conta com uma taxa de empregabilidade de 100%.
Por fim, a Professora Inês Zimbarra Cabrita falou das perspetivas de futuro da Licenciatura tendo mencionado alguns dos objetivos planeados como a continuação da aposta em novas ferramentas de inovação pedagógica, a criação de parcerias com novos locais de estágio e centros de investigação, o desenvolvimento de projetos transversais às várias áreas de ensino da ESSCVP-Lisboa e a maior presença em eventos e feiras promocionais que permitem aumentar a visibilidade e notoriedade do curso junto de potenciais candidatos.
A sessão comemorativa teve lugar no Auditório da ESSCVP-Lisboa e foi conduzida por Rita Tavares e Guilherme Franco, atuais alunos da Licenciatura.
No final do evento, teve lugar um porto de honra e o corte do bolo do 20.º aniversário que contou com forte adesão da comunidade académica.