PT
ENPT
EN
A Cruz Vermelha Portuguesa integrou um grupo de trabalho do Ministério da Segurança Social que tem como objetivo desenvolver uma bolsa de profissionais com disponibilidade para integrar equipas de retaguarda para responder, a nível nacional, a carências nas estruturas residenciais de apoio a idosos. A iniciativa é uma resposta à necessidade de reforçar a resposta às comunidades mais vulneráveis aos efeitos da doença COVID-19, nomeadamente a população idosa em contexto residencial.
Atualmente antecipa-se a necessidade de Enfermeiros, Assistentes Sociais, Assistentes Operacionais, Auxiliares de Ação Direta, entre outros profissionais que exercem funções em equipamentos residenciais para idosos. Posteriormente, os contactos serão realizados pela Cruz Vermelha Portuguesa, em função das necessidades do concelho para o qual se voluntaria.
Paralelamente, nas situações em que é urgente a permanência do serviço, dadas as carências verificadas, nomeadamente em Lisboa, Vila Real e Braga, será estabelecida uma prestação de serviços (a recibos verdes).