Área de Imagem Médica e Radioterapia publica artigo científico na Frontiers in Neuroscience

 

A Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa de Lisboa tem o prazer de destacar a participação ativa de dez estudantes do curso de Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia (IMRT), que contribuíram para a elaboração de um inovador artigo científico. Com a filiação do centro de investigação da Escola Cross I&D e sob a orientação do Professor Ricardo Faustino, coordenador da Licenciatura em IMRT e um dos autores do artigo, Cristina Lopes, Afonso Jantarada, Ana Mendonça, Rafael Raposo, Cristina Ferrão, Joana Freitas, Constança Mateus, Ana Pinto, Ellen Almeida e Nuno Gomes (recém-licenciado), viram agora o seu artigo publicado na conceituada revista Frontiers in Neuroscience.

 

"Neuroimaging Characterization of Multiple Sclerosis Lesions in Pediatric Patients: An Exploratory Radiomics Approach" é o título do artigo que aborda a aplicação de modelos radiómicos para melhor entender as lesões de esclerose múltipla (EM) de doentes em idade pediátrica. O artigo conta ainda com a ativa participação da Dr.ª Liliana Marques (Análise e Gestão de metadados) e do Dr. Filipe Palavra, Neurologista Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

 

Os resultados exploratórios indicam que o modelo radiómico baseado em imagens de RM (T2-FLAIR) contribui não só para uma melhor caracterização das lesões, mas também para um melhor entendimento da sua relação com os restantes tecidos cerebrais (em torno das lesões e regiões cerebrais sem lesões). Esta abordagem inovadora abre portas para um melhor entendimento da biologia da doença e de novas ferramentas para um diagnóstico mais precoce e preciso.

 

Para o Professor Ricardo Faustino, “a publicação destaca não apenas os avanços significativos nesta área crucial da saúde, mas também enfatiza o potencial e a dedicação dos nossos estudantes. A sua contribuição não apenas enriqueceu o conteúdo da publicação, como também destaca a qualidade da formação que oferecemos na nossa instituição.”

 

Parabéns ao Professor Ricardo Faustino e aos alunos envolvidos, cujo trabalho árduo e dedicação foram fundamentais para o sucesso deste projeto.

 

Artigo disponível AQUI.

ESSCVP Notícia