Área de Ensino de Podologia participou no I Encontro Internacional de Podologia

 

A Direção da Área de Ensino de Podologia, representada pelo Docente João Martiniano, participou no I Encontro Internacional de Podologia, promovido pela Universidade de Xilotzingo no passado mês de julho. Marcaram presença cerca de 100 assistentes e 9 palestrantes convidados.

 

O Professor João Martiniano abordou o tema “Podologia em Portugal”, nomeadamente os aspetos históricos e da evolução profissional da Podologia, assim como o Ensino da Podologia em Portugal. “Na minha perspetiva este tipo de encontros são importantes na medida em que existe uma partilha do conhecimento relativo à evolução da profissão, permitindo que exista um consenso e uma uniformização do ensino da Podologia, fortalecendo e engrandecendo a profissão de podologista”, avança.

 

“Neste momento, a Podologia no México está num processo de transição para o Ensino Superior á semelhança do modelo Europeu e para tal conta com uma forte parceria com a Universidade de Sevilha, mais propriamente com o Departamento de Podologia. Neste sentido, os Professores da Universidade de Sevilha deslocam-se regularmente à Universidade de Xilotzingo para dar esta formação e para isso também contam com parceiros como é o caso da ESSCVP-Lisboa e a respetiva Área de Ensino de Podologia, para apoiar em matérias específicas.”

 

No Encontro Internacional foram abordados diversos temas, entre eles o Desenvolvimento Histórico da Podologia no México, a Podologia em Espanha e as suas competências profissionais, o perfil de ingresso na Licenciatura em Podologia no México, o papel do podologista na educação para a saúde podológica e o papel do podologista numa equipa multidisciplinar de tratamento do pé diabético.

 

Destaca-se ainda nomes como Prof. José Manuel Castillo (Professor da Universidade de Sevilha, Diretor Clínico da Clínica Universitária e Presidente da Sociedade Espanhola de Biomecânica e Ortopodologia) o Dr. Fermín Martinez de Jesus (Médico Cirurgião especializado em salvamento de Pé Diabético), assim como a própria Reitora da Universidade de Xilotzingo.

ESSCVP Notícia