Alunos dos Mestrados em Enfermagem participaram numa sessão de Design Thinking

 

O Design Thinking no desenvolvimento do pensamento crítico, saber e inovação dos futuros Mestres em Enfermagem

 

No âmbito da Unidade Curricular de Gestão e Segurança em Saúde, ministrada pelas Professoras Leila Sales e Isabel Lucas, os estudantes dos Mestrados em Enfermagem da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa participaram numa atividade de Design Thinking, que tinha como objetivo o desenvolvimento do pensamento crítico dos profissionais de saúde.

 

Com recurso a uma das ferramentas da metodologia World Café, que recria um ambiente informal de coffee break e conversação, permitindo estruturar um debate em torno de questões previamente preparadas, os futuros Mestres em Enfermagem apuraram as suas competências de gestores em saúde e responderam a um conjunto de questões complexas e fundamentais para a sua prática profissional.

 

  • Como gerir (reter) profissionais de saúde no SNS e em Portugal?
  • Como aumentar a cultura de segurança das organizações de saúde? Que estratégias?
  • Como dinamizar a transformação digital na saúde?
  • Quais as competências que podem ser assumidas pelos Enfermeiros Especialistas, geradoras de melhores resultados para a saúde dos Cidadãos?

 

Segundo as docentes, a  "experiência foi muito enriquecedora e o resultado superou todas as expetativas. Os estudantes foram perspicazes e no final apresentaram soluções de valor, transformadoras e criativas".

 

Apesar das perspetivas diferentes, "centraram-se nas Pessoas e fundamentaram cada resposta com a visão estratégica de uma prática diferenciada e especializada. O foco foi potenciar a produtividade, maximizar a segurança, a satisfação e o bem-estar nas organizações de saúde".

ESSCVP Notícia
ESSCVP Notícia