Alunos de Fisioterapia dinamizaram ação de prevenção para o risco de queda

 

No âmbito da Unidade Curricular de Fisioterapia na Comunidade, os alunos do 3º ano da Licenciatura em Fisioterapia dinamizaram uma acção de prevenção relativamente ao risco de queda. A iniciativa teve como objetivo prevenir a queda na população idosa, evidenciando o papel da Fisioterapia na área. A ação foi desenvolvida em parceria com a Proteção Civil e a Comissão Social de Freguesia de Alcântara. Estiveram na acção aproximadamente 20 idosos, duas técnicas/formadoras da Proteção Civil e vários representantes das instituições com assento na Comissão Social de Freguesia de Alcântara.

 

A professora Ana Monteiro, que acompanhou o projeto, avança que o "balanço, meramente subjetivo, já que estamos a falar de mudar comportamentos, foi muito positivo. Tanto nós como a Proteção Civil considerámos que foi um sucesso. No que toca à Fisioterapia esperamos contar, doravante, com maior número de idosos nas nossas classes de movimento".

 

A Unidade Curricular de Fisioterapia na Comunidade providência 60 horas anuais de apoio direto à comunidade idosa dos bairros da Quinta do Cabrinha e Loureiro, bem como a criação de vídeos para a realização de acções assincronas com estes utentes. Este apoio é realizado através de classes de movimento desenvolvidas pelos alunos do 3⁰ do Curso de Licenciatura em Fisioterapia. As acções são desenvolvidas na instituição parceira Projecto Alkantara.

ESSCVP Notícia