PT
ENPT
EN
O Hospital da Cruz Vermelha anunciou, dia 24 de março, a implementação de um sistema de triagem smart dedicado ao controlo de casos suspeitos de Covid-19. No plano de intervenção está prevista uma sala de Cuidados Intensivos equipada para lidar com as possíveis consequências da pandemia.
Os professores, alunos e ex-alunos do 4º ano dos Cursos de Licenciaturas em Enfermagem, Fisioterapia, Osteopatia e Cardiopneumologia da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa uniram esforços com a Cruz Vermelha Portuguesa e estarão no terreno a prestar apoio no combate ao novo coronavírus (Covid-19).
O sistema de triagem implica, inicialmente, que o indivíduo seja submetido a um processo de triagem smart à entrada, numa unidade modular hospitalar de campanha montada para o efeito, onde será submetido a testes. Os resultados, prontos em menos de 10 minutos, permitirão avaliar o seu estado clínico e selecionar os doentes por escala de três níveis (de cores branco, laranja e vermelho), segundo a gravidade que apresentam.
O processo de triagem smart permitirá a estratificação de risco inicial e apoio à gestão clínica da necessidade de cuidados. Apoiado no algoritmo de decisão, um doente com risco médio poderá ser alocado a uma cama de cuidados intermédios para vigilância apertada de parâmetros clínicos. Com capacidade para 240 pacientes por dia, o equipamento inovador será gerido pela empresa portuguesa Biosurfit e financiado pela cadeia Pingo Doce, num montante de 30 mil euros.