75 anos de história: destaques do evento de aniversário da ESS

 

No passado dia 24 de novembro, a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa celebrou  75 anos de existência num evento comemorativo. A ocasião reuniu membros da comunidade académica, amigos, parceiros e todas as pessoas que contribuíram de alguma forma para os notáveis 75 anos de história da Instituição.

 

O evento começou com uma calorosa saudação aos presentes, destacando o orgulho pela "longa vida" da escola e suas raízes, que foram honradas através de uma exposição patente na própria Instituição. O programa, meticulosamente organizado, não refletiu apenas sobre o passado, mas também evidenciou a capacidade da escola de se mobilizar para eventos desta magnitude, reforçando o compromisso com o presente, mas também um olhar atento no futuro do Ensino Superior e da Saúde.

 

O protocolo seguiu com a presença ilustre de personalidades importantes, incluindo o Sr. Comendador António Saraiva, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, a Prof.ª Doutora Marta Aires de Sousa, Presidente do Conselho de Direção da ESS, o Prof. Doutor Luís Janeiro, Coordenador do Ensino Superior e Formação da Cruz Vermelha Portuguesa, e a Prof.ª Isabel Santos Silva, Representante da Comissão Organizadora do Evento. Cada convidado partilhou palavras inspiradoras e perspectivas sobre a história e evolução da ESS.

 

O evento também testemunhou a entrega simbólica dos Prémios Formação Santander a duas estudantes Pós-Graduadas que se destacaram pelo mérito académico no ano letivo 22/23. O primeiro prémio foi entregue a Alice Alexandre Marcelo, do Curso de Pós-Graduação em Intervenção à Pessoa com Ferida para Enfermeiros, enquanto o segundo prémio foi concedido a Inês Ramalho Cachaço, do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho. O momento foi marcado pela presença de destacadas figuras do Santander, como Daniela Inês Silva e Pedro Norte Duarte.

 

O evento seguiu com dois painéis oportunos. O primeiro, intitulado ESSCVP-Lisboa - O nosso ADN, que reuniu antigos alunos de diversas gerações, representando diferentes áreas de formação em saúde. Cada um partilhou as suas experiências e percursos profissionais, proporcionando uma visão única do DNA da Instituição.

 

O segundo painel, Desafios da Inteligência Artifical no Ensino Superior e na Saúde, abordou a crescente influência da tecnologia, especialmente a Inteligência Artificial, no campo da Saúde e do Ensino Superior. O Prof. Pedro Simas e o Dr. Ricardo Baptista Leite contribuíram para uma discussão esclarecedora sobre os desafios e oportunidades que essa revolução tecnológica traz consigo.

 

O evento também contemplou a posse dos novos membros da Associação de Estudantes para o ano letivo 2023-24, seguido por uma apresentação emocionante da Cruzituna, a Tuna oficial da ESS, que retornou após anos de inatividade.

 

As despedidas e agradecimentos encerraram o evento, com um convite a todos para participarem num almoço volante para continuar a celebraçaõ dos 75 anos da ESS. O evento não só homenageou o passado da Instituição, mas também inspirou a comunidade a olhar com entusiasmo para o futuro do Ensino Superior e da Saúde.

ESSCVP Notícia