1º semestre de Sono na Infância e Adolescência terminou com a discussão dos pré-projetos de intervenção

 

Nos dias 23 e 24 de julho, decorreu a apresentação e discussão dos pré-projetos da 1ª edição da Pós-Graduação em Sono na Infância e Adolescência, sob a orientação das docentes Joana Marques, Helena Loureiro e Amélia Feliciano, culminando no encerramento do 1º semestre.

 

Ao longo do 1º semestre do curso, cada estudante teve a oportunidade de desenvolver um projeto de intervenção com base nas necessidades identificadas nos seus contextos de trabalho. Segundo indica Joana Marques, coordenadora do Curso de Pós-Graduação, a área do sono é "uma área onde há pouca formação e intervenção, rapidamente surgiram temas muito interessantes. Os projetos visam não só caracterizar os hábitos de sono das crianças e jovens, mas também intervir nos diversos contextos. Cada trabalho desenvolve um estudo de investigação que fundamenta a pertinência e robustez do projeto realizado. Assim, pretende-se intervir de forma sustentada e fundamentada nas várias etapas."

 

A heterogeneidade de grupos profissionais dos estudantes permitiu desenvolver projetos em diversas áreas, nomeadamente Enfermagem, Medicina, Cardiopneumologia, Psicologia, Medicina Dentária, Educação e Fisioterapia. Os projetos preveem contribuir para a melhoria do padrão de sono das crianças/jovens e família em contexto de cuidados de saúde primários, cuidados domiciliários, internamento pediátrico, comunidade (escola) e medicina dentária.

 

 

“Início de um grande projeto na área do sono da criança e adolescente em Portugal”

 

 

Joana Marques reforça que “os projetos de intervenção são a grande mais valia deste Curso. Os estudantes aceitaram e aderiram muito bem, compreendi que os vários contextos de trabalho anseiam por trabalhos na área do Sono e todo o corpo docente da pós-graduação está disponível a colaborar neste processo. Reconheço que este é o início de um grande projeto na área do sono da criança e adolescente em Portugal, onde vários projetos são iniciados e continuam após o término do Curso. Neste momento temos já vários estudos a serem desenvolvidos no terreno em escolas, hospitais e centros de saúde, o que me faz acreditar que estamos no caminho certo para a mudança.”

 

No 1º semestre foram lecionados conteúdos sobre os aspetos fundamentais do sono (fisiologia, ritmos circadianos), o sono na 1ª infância e na adolescência. O 2º semestre será dedicado às patologias do sono da criança e adolescente, bem como a intervenção perante distúrbios do sono. "O feedback dos estudantes é excelente e a aprendizagem que têm desenvolvido nesta área é notória, o balanço não podia ser melhor. Pretendemos manter o nível de qualidade e satisfação nas próximas edições", termina Joana Marques.

ESSCVP Notícia