1ª edição da Pós Graduação em Sono na Infância e Adolescência estreou a 19 de fevereiro

 

A Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa estreou, na passada sexta-feira, dia 19 de fevereiro, a 1ª Edição da Pós-Graduação “Sono na Infância e Adolescência”. A Medicina do sono é relativamente recente, "pelo que temos vindo a aprofundar conhecimentos nesta área em todos os grupos etários. O período da vida do ser humano em que se verificam mais transformações relativamente ao sono é precisamente na infância e adolescência", avança Helena Loureiro.

 

Segundo a Médica Pediátrica Helena Loureiro, Diretora do Serviço de Pediatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca e Responsável pelo Centro do Sono Pediátrico do mesmo Hospital, os ganhos da pós-graduação serão importantes, pois "quanto maior a divulgação de informação credível e transmitida por especialistas na área, maior a probabilidade de termos os objetivos de um melhor sono nesta população atingidos”.

 

A pós-graduação tem como objetivo capacitar profissionais “para detetar precocemente problemas”, pelo que inclui, igualmente, uma Unidade Curricular denominada “Projeto de Intervenção”, “que permitirá elaborar, fundamentar e intervir sobre esses mesmos problemas, duma forma prática e numa comunidade que se conhece. (…) A possibilidade de implementação de projetos inovadores na comunidade e consequente intervenção para melhoria dos problemas detetados tem um aspeto prático que considero fundamental”.

 

Teresa Silveira, Vice-Presidente do Conselho de Direção reforça que "a ESSCVP-Lisboa tem reagido às ameaças provocadas pela pandemia COVID-19 como oportunidades de desenvolvimento de uma nova conceção formativa. Deste modo surge a Pós-Graduação em Sono na Infância e Adolescência que, atingindo um publico-alvo multidisciplinar, visa dar resposta às necessidades de profissionais da área da saúde, da educação e do setor social quando lidam diariamente com o ajustamento emocional e social provocado pelas perturbações do sono nestas faixas etárias".

 

ESSCVP Notícia