Podologia Infantil ou Podopediatria: qual a importância da intervenção de um Podologista?

 

Autores

 

Prof. Dr. João Martiniano, Director da Área de Ensino do Curso de Licenciatura de Podologia 

Prof. Dr. Manuel Cerqueira, Professor Convidado do Curso de Licenciatura de Podologia

 

 

A Podologia Infantil ou Podologia Pediátrica é a área ou sub-especialidade da Podologia que se dedica ao estudo, ao diagnóstico e tratamento das alterações clínicas relacionadas com o pé da população infantil.

 

A deteção e acompanhamento precoces de alterações morfológico e ou estruturais na fase de desenvolvimento e processo de aquisição da marcha permitem ao Podologista atuar preventivamente, assim como, corretivamente através de tratamentos conservadores e multidisciplinares na garantia de um crescimento saudável. As manifestações clínicas em Podologia Pediátrica são na sua maioria relacionadas com alterações do foro músculo-esquelético ou então com patologias da pele e anexos (unhas).

 

De forma a compreender, diagnosticar e tratar essas patologias que afectam o pé é importante o Podologista ter um profundo conhecimento em todas as fases evolutivas, desde logo saber que os pés têm origem no mesênquima (tecido embrionário derivado da mesoderme) que se projecta através da ectoderme para lhe conceder o aspecto morfológico. Por sua vez a estrutura óssea desenvolve-se em 3 fases, a fase Mesenquimal, a fase Cartilaginosa e a fase Óssea. Para além deste desenvolvimento ósseo ainda há a formação das restantes estruturas como os músculos e respectivos tendões, assim como vasos sanguíneos e os nervos periféricos.

 

Como tal, a consciencialização das anomalias do foro congénito, as variações no desenvolvimento locomotor, como o desenvolvimento ósseo e o alinhamento osteoarticular são fundamentais para uma correcta avaliação e detecção precoce de achados clinicamente relevantes.

 

O calçado é um factor externo muito importante que pode comprometer o normal desenvolvimento do pé, assim como, facilitar o aparecimento de patologias do foro dermatológico. Nas consultas de Podologia há sempre o cuidado de informar os pais quais a principais características que devem ter em consideração na hora de escolher os sapatos para os filhos.

 

 

Em clínica podológica é comum identificar-se durante infância patologias como:

 

- Pé plano (Aplanamento da arcada plantar)

- Pé cavo (Aumento da altura da arcada plantar)

- Clinodactilia (alteração morfológica ou estrutural dos dedos)

- Genum Valgo  e Genum Varo (Alteração na posição dos joelhos)

- Onicocriptose (Unha encravada)

- Papiloma Virico plantar (Verrugas plantares)

 - Hiperhidrose (Excesso de transpiração)


Referências

 

Pocket Podiatry - Paediatrics

 

Review for the generalist: evaluation of pediatric foot and ankle pain

 

ESSCVP Notícia