Conferência do Programa Nacional de Vacinação - 2019

 

Hoje decorreu a Conferência do Programa Nacional de Vacinação, onde tivemos o prazer de contar com a presença da Doutora Graça Ferreira Freitas, Diretora Geral da Saúde.

 

O Programa Nacional de Vacinação foi criado em 1965 e, desde essa data, está em permanente revisão e melhoria, visando vacinar o maior número de pessoas com as vacinas mais adequadas. O objetivo é vacinar o mais precocemente possível, de forma duradoura, promovendo a proteção individual e com uma mais-valia para a Saúde Pública.

A vacinação deve ser entendida como um direito e um dever dos cidadãos, participando ativamente na decisão de se vacinarem, com a consciência que estão a defender a sua saúde, a Saúde Pública e a praticar um ato de cidadania.

Portugal tem das mais elevadas taxas de cobertura vacinal em todo o mundo, acima dos 95%. Quando muitos países enfrentam a reemergência de ameaças outrora eliminadas, Portugal consegue garantir uma cobertura vacinal capaz de nos proteger a todos enquanto grupo, comunidade da qual nos devemos orgulhar.

ESSCVP Notícia