Supervisão Clínica para Enfermeiros

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

O exercício de Enfermeiros em Supervisão Clínica é determinante para assegurar um suporte efetivo e integral na relação supervisiva, garantindo a qualidade no processo de acompanhamento e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, fundamentais para o cuidar da Pessoa.

A alínea a) do n.º 4 do artigo 9º. do REPE prevê que os Enfermeiros, de acordo com as suas qualificações profissionais "organizam, coordenam, executam, supervisam e avaliam as intervenções de enfermagem aos três níveis de prevenção", ainda o nº 6 do artigo 9º do referido Diploma estatui que "os Enfermeiros contribuem no exercício da sua actividade na área da gestão, cuidados de enfermagem, nomeadamente: organização, coordenado, executando, supervisado e avaliando a formação dos Enfermeiros" (alínea a), do n.º 6 da mesma norma legal).

A Ordem dos Enfermeiros (OE) através do Regulamento n.º 366/2018: Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica, publicado em DR, 2ª série-N.º 113 de 14 de junho de 2018 define:

  1. O perfil do Enfermeiro com Competência Acrescida Diferenciada em Supervisão Clínica que integra, cumulativamente, as competências do Enfermeiro de cuidados gerais, previamente adquiridas, e enforma um conjunto de competências distintas, que definem e se constituem como referencial do enquadramento regulador para o seu exercício.
  2. O perfil do Enfermeiro com Competências Acrescida Avançada em Supervisão Clínica integra, cumulativamente, as competências do Enfermeiro com competência acrescida diferenciada em Supervisão Clínica e as competências do Enfermeiro Especialista, previamente adquiridas, e enforma um conjunto de competências distintas, que definem e se constituem como referencial do enquadramento regulador para o seu exercício. Assim, este Curso vai desenvolver-se tendo em conta as linhas orientadoras da OE abrangendo os seguintes domínios de competências:
  3. 1) Prática Profissional, Ética e Legal.
  4. 2) Exercício da Supervisão Clínica.
  5. 3) Transição Socio profissional Segura.

 

Para formalizar a inscrição utilize o botão "CANDIDATAR-ME JÁ!" no fundo da página.

 





Coordenação do Curso

 

Factores que destacam a Pós-Graduação

  • Estágio integrado
  • Pós-Graduação acreditada pela Ordem dos Enfermeiros: com atribuição de 3,5 créditos de desenvolvimento profissional (CDP) e para acesso à atribuição da competência acrescida avançada em Supervisão Clínica

 

Duração

  • Início: 10 de março de 2022
  • Término: 27 de julho de 2022
  • Duração: 5 meses

 

Inscrições 

  • Inscrições antecipadas iniciam a 11 de janeiro de 2022 e terminam a 21 de janeiro de 2022*
  • Inscrições iniciam a 22 de janeiro de 2022 e terminam a 20 de fevereiro de 2022
  • Adicione o planeamento ao seu calendário google AQUI

*As inscrições antecipadas prevêm um desconto de 50% no valor de inscrição

 

Destinatários

  • Enfermeiros

 

Horário e Regime de frequência

  • 30 ECTS
  • 260 horas de contacto
  • Estágio incluído
  • Quintas e sextas-feiras das 17:00 às 22:00 horas

 

Nº de participantes

  • Mínimo - 15
  • Máximo - 30

 

Valor

*50€ durante a fase de inscrições antecipadas

 

Descontos

  • 10% para ex-alunos da ESSCVP-Lisboa, funcionários da Cruz Vermelha Portuguesa e colaboradores da ESSCVP - Lisboa (com colaboração igual ou superior a 3 anos);
  • A inscrição não está sujeita a descontos e os descontos não são cumulativos;
  • Para usufruir do desconto, o participante terá de contactar secretariaposgraduado@esscvp.eu.

 

Documentação exigida

 

Critérios de seriação

Ordem de inscrição, mediante o cumprimento dos critérios de base de inscrição no curso

 

Mais informações

  • Para mais informações contacte secretariaposgraduado@esscvp.eu

 

Corpo docente

 

Coordenadora Pereira Henriques - Licenciada em Enfermagem e em Ciências da Educação – Formação de Adultos; Mestre em Ciências da Educação – Formação de adultos; Professora Adjunta na ESSCVP – Lisboa, Docente no Curso de Licenciatura em Enfermagem.


 

Ana Paula - Licenciada em Psicologia Clínica; Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica; Licenciada em Enfermagem; Especialista em Saúde Infantil e Pediatria; Especialista em Bioética; Curso de Pós-Graduação em Direito da Saúde; Doutorada em Bioética; Professora Adjunta – ESSCVP – Lisboa. Coordenadora do Centro de Bioética e membro da Comissão de Ética da ESSCVP.

 

Graça Moraes Rocha - Professora Adjunta da ESSCVP- Lisboa; Mestre em Ciências da Educação; Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria; Competência Acrescida e Avançada em Supervisão Clínica.

 

José Freitas - Formação inicial em professor do ensino básico; Mestre em Pedagogia Educacional; Licenciado em Enfermagem; Colaborador na educação de novos enfermeiros na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa; Doutorando em Enfermagem Avançada, com interesse pela ética e deontologia da profissão.

 

Teresa Silveira - Doutoranda em Enfermagem pelo Instituto de Ciências da Saúde da UCP; Mestre em Gestão de Recursos Humanos – UNI; PG em Gestão de Equipamentos destinados a pessoas idosas- ESSCVP-Lisboa; Docente da ESSCVP-Lisboa da Área de Ensino de Enfermagem nas UCs Investigação em Saúde (PG Intervenção em Feridas); Investigação em Enfermagem na área de Supervisão Clínica (PG Supervisão Clinica p/ Enfermeiros);Fundamentos de Enfermagem (CLE); Coordenadora do CPLEER da ESSCVP-Lisboa; Coordenadora do Conselho para Avaliação da Qualidade; Vice presidente do Conselho de Direção da ESSCVP-Lisboa; Autora de diversas publicações na área do Conforto à pessoa Idosa.

 

Helena Almeida - Mestre em Intervenção Sócio-Organizacional na Saúde área de Especialização em Políticas de Administração e Gestão de Serviços de Saúde; Estudos Superiores Especializados em Administração de Serviços de Enfermagem.