Supervisão Clínica para Enfermeiros

INSCRIÇÕES ABERTAS

O exercício de Enfermeiros em Supervisão Clínica é determinante para assegurar um suporte efetivo e integral na relação supervisiva, garantindo a qualidade no processo de acompanhamento e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, para a construção crítico-reflexiva e consolidação da identidade profissional.

A alínea a) do n.º 4 do artigo 9º. do REPE prevê que os Enfermeiros, de acordo com as suas qualificações profissionais "organizam, coordenam, executam, supervisam e avaliam as intervenções de enfermagem aos três níveis de prevenção", ainda o nº 6 do artigo 9º do referido Diploma estatui que "os Enfermeiros contribuem no exercício da sua actividade na área da gestão, cuidados de enfermagem, nomeadamente: organização, coordenado, executando, supervisado e avaliando a formação dos Enfermeiros" (alínea a), do n.º 6 da mesma norma legal).

A Ordem dos Enfermeiros (OE) através do Regulamento n.º 366/2018: Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica, publicado em DR, 2ª série-N.º 113 de 14 de junho de 2018 define:

  1. O perfil do Enfermeiro com Competência Acrescida Diferenciada em Supervisão Clínica que integra, cumulativamente, as competências do Enfermeiro de cuidados gerais, previamente adquiridas, e enforma um conjunto de competências distintas, que definem e se constituem como referencial do enquadramento regulador para o seu exercício.
  2. O perfil do Enfermeiro com Competências Acrescida Avançada em Supervisão Clínica integra, cumulativamente, as competências do Enfermeiro com competência acrescida diferenciada em Supervisão Clínica e as competências do Enfermeiro Especialista, previamente adquiridas, e enforma um conjunto de competências distintas, que definem e se constituem como referencial do enquadramento regulador para o seu exercício. Assim, este Curso vai desenvolver-se tendo em conta as linhas orientadoras da OE abrangendo os seguintes domínios de competências:
  3. 1) Prática Profissional, Ética e Legal.
  4. 2) Exercício da Supervisão Clínica.
  5. 3) Transição Socio profissional Segura.

 



 

Destinatários

  • Enfermeiros

 

Horário e Regime de frequência

  • 30 ECTS | 230 horas de contacto | Estágio incluído
  • 6 meses |  25 de setembro de 2019 a 27 de março de 2020
  • Frequência: 4ª, 5ª e 6ª feira (17-21h)

 

Nº de participantes

  • Mínimo - 12
  • Máximo - 25

 

Seriação dos Candidatos

Os Candidatos serão seriados de acordo com os Critérios de Seriação previamente estabelecidos. Os resultados da seriação serão publicados, no Sítio da ESSCVP - Lisboa em Resultados de Candidaturas.

 

Custo

  • 100 euros de inscrição
  • 1050 euros de propina, faseado em 6 mensalidades de 175 euros.

 

Documentação exigida

  • Durante a inscrição on-line ser-lhe-á solicitada a cópia digitalizada do Cartão da Ordem dos Enfermeiros.
  • Para realizar a seriação dos candidatos, ser-lhe-á também solicitado o envio de digitalização de todos os documentos que comprovem a informação preenchida.
  • Os originais desses documentos terão de ser apresentados presencialmente na Secretaria de Ensino Pós-Graduado da ESSCVP - Lisboa, de acordo com as instruções da mesma.

 

Brochura da Pós-Graduação em Supervisão Clínica para Enfermeiros

Faça o download para obter mais informações.

 

Consultar Corpo Docente e Conteúdos dos Módulos

*Descontos de 10% na propina aplicável a inscrições efectuadas por ex-estudantes da ESSCVP - Lisboa e funcionários ou voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa, que o sejam há mais de 1 ano e com atividade de voluntariado relevante, devidamente comprovada através de declaração do Presidente da respetiva Delegação. O desconto será aplicado mensalmente e após entrega do comprovativo respetivo na secretaria da ESSCVP - Lisboa.