Sono na Infância e na Adolescência

CANDIDATURAS ENCERRADAS

 

Os atuais estudos na área do sono a nível nacional e mundial dão-nos a conhecer um problema já considerado por vários autores. O seu impacto na vida das crianças, adultos e idosos é cada vez mais estudado, a nível de desempenho cognitivo, aquisição de aprendizagens, agressividade, impulsividade, ansiedade, défice imunológico, obesidade, concentração, desempenho laboral.

Para formalizar a inscrição utilize o botão "CANDIDATAR-ME JÁ!" no fundo da página.

 

 





Duração

  • Início: 19 de fevereiro de 2021;
  • Término: 18 de dezembro de 2021;
  • Duração: 10 meses;

 

Inscrições

  • Abertura de inscrições a 16 de novembro, até 18 de fevereiro;
  • Deverão ser submetidas através do Portal de Candidaturas;

 

Destinatários

  • Educadores de infância;
  • Professores;
  • Psicólogos;
  • Profissionais de saúde;
  •  Interessados na temática (com Bacharelato/Licenciatura);

 

Nº de participantes

  • Número máximo de participantes - 20;

 

Creditação e Horário

  • 20 ECTS;
  • 200 horas de contacto;
  • Sextas-feiras das 17:00 às 21:00 horas, sábados das 09:00 às 13:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas;
  • Edição em formato virtual. As aulas serão realizadas através de plataforma on-line, de modo sincrono, permitindo a participação de todos os intervenientes. Caso a a situação pandémica o permita, poderão existir aulas presenciais, mas com transmissão síncrona.

 

Custo

  • 1600 euros (10x160 euros);
  • 100 euros de inscrição;

 

Descontos

  • 10% para ex-alunos da ESSCVP-Lisboa, funcionários da Cruz Vermelha Portuguesa e colaboradores da ESSCVP - Lisboa (com colaboração igual ou superior a 3 anos);
  • A inscrição não está sujeita a descontos e os descontos não são cumulativos;
  • Para usufruir do desconto, o participante terá de contactar secretariaposgraduado@esscvp.eu;

 

Mais informações

  • Para mais informações contacte secretariaposgraduado@esscvp.eu;

 

Corpo Docente

  • Joana Mendes Marques (Coordenadora)

Enfermeira Mestre e Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Doutorada em Enfermagem Avançada pela Universidade Católica Portuguesa (2016). Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa. Vários Cursos na área da Pediatria, publicações nacionais e internacionais, assim como apresentações em Congressos. Membro do grupo de investigação Sono da Criança, com várias investigações em curso.

 

  • Teresa Paiva

Médica, com as especialidades de Neurologia e Neurofisiologia. Tem a competência em Medicina do Sono desde 2013, assim como “European Somnologist” pela European Sleep Research Society. Iniciou as Consultas de Sono no Centro de Estudos Egas Moniz em 1983 e organizou o Laboratório de Sono no Hospital de Santa Maria - 1º do país (1987). Fez o Doutoramento em Medicina em 1992 e Agregação em Neurologia em 1997 na Faculdade de Medicina de Lisboa. Coordenou na FM-UL, o Mestrado em Ciências do Sono de 2005-2012 (1º a nível mundial). É diretora clínica do CENC, Centro do Medicina do Sono, desde 1983. Participou e coordenou 18 projetos científicos nacionais e internacionais e 6 ensaios clínicos. Tem mais de 150 artigos científicos nacionais e internacionais, sendo ainda editora/co-editora de vários livros científicos. Recebeu 16 prémios e distinções entre os quais, 20 Mulheres na Ciência – 2015, pela Ciência Viva; o prémio Bial de Medicina Clínica em 2000 e o prémio Bial em 1994.

 

  • Helena Cristina Loureiro

Médica Pediatra, Diretora do Serviço de Pediatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca e Responsável pelo Centro do Sono Pediátrico do mesmo Hospital. Em 2013 terminou o Mestrado em Ciências do Sono pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Cofundadora da Associação Portuguesa da Cronobiologia e Medicina do Sono e Membro da Associação Portuguesa do Sono desde 2012. É membro da European Sleep Research Society desde 2015, assim como da World Sleep Foundation (2018). Em 2016 obteve o Título de Sonologista pela European Sleep Research Society. Várias publicações nacionais e internacionais na área da Medicina do Sono.

 

  • Rosário Ferreira

Médica Pediatra na Unidade de Pneumologia Pediátrica e Centro Pediátrico de Estudos da Função Respiratória, Sono e Ventilação do Hospital de Santa Maria. Mestre em Medicina do Sono pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Chefe da Urgência Pediátrica do mesmo Hospital desde 2010. Fundadora e Responsável pelo Laboratório Pediátrico de Sono desde 2004. Coordenadora do Centro de Formação do Núcleo de Formação e Investigação do Departamento de Pediatria do Hospital Santa Maria desde 2014. Assistente Convidada nas áreas de Pediatria e Ciências do Sono na Faculdade de Medicina de Lisboa. Membro da Associação Portuguesa do Sono e International Pediatric Sleep Association. Várias publicações nacionais e internacionais na área da Medicina do Sono.

 

  • Teresa Rebelo Pinto

Licenciada em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, com Mestrado integrado em Psicologia da Educação (2010) e Pós-graduada em Ciências do Sono pela Faculdade de Medicina de Lisboa (2011). Desde 2016 que tem o título europeu de Somnologista. Dá consultas do Sono e de Psicologia em Lisboa. Na área do Sono coordenou o Projeto Sono Escolas, desenvolve atividades de formação para crianças e jovens, famílias, professores e instituições de diferentes níveis de ensino, bem como em empresas, instituições autárquicas, de saúde, de ação social e cultural. É autora de diversos artigos e capítulos de livros de âmbito internacional. Participa regularmente em reuniões científicas internacionais, com foco nas questões da Educação e Psicologia do Sono.

 

  • Maria Serra Brandão

Licenciada em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Concluiu o Mestrado em Ciências do Sono pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2012. Completou a Pós-Graduação em Terapias Cognitivas e Comportamentais e a formação avançada em Patologia do Sono pela Associação Portuguesa do Sono.  Posteriormente fez ainda os cursos de Cognitive Behavioral Therapy for Insomnia e Sleep and Cognition pela European Sleep Research Society. 

Participou em diversos congressos nacionais e internacionais na área da Medicina do Sono. Formadora e oradoras em reuniões científicas, cursos e workshops na área do sono para diversos públicos (escolas, universidades, empresas).

Há mais de 8 anos que trabalha com famílias dando apoio e aconselhamento, sendo a sua área principal de intervenção, o sono. Atualmente dá consultas de Sono Infantil e de Terapia Cognitiva Comportamental para a Insónia, nomeadamente no CENC - Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica – Clínica de Medicina do Sono.

 

  • Amélia Feliciano

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Assistente em Pneumologia. 

Desenvolve a sua atividade clínica em Hospitais e Serviços de Ambulatório e ainda, Coordenação da Unidade do Sono e do Serviço de Pneumologia (CENC - Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica – Clínica de Medicina do Sono, Lusíadas Saúde). Autora e co-autora de diversas comunicações e artigos científicos. Áreas de interesse: sono, pneumologia geral, tabagismo, pesquisa clínica e testes respiratórios funcionais.

Mestre em Medicina do Sono pela Faculdade de Medicina de Lisboa, tendo a Competência em Medicina do Sono. Doutorada em Medicina (Investigação Clínica) pela Faculdade de Medicina Nova, Título de Somnologista - Especialista em Medicina do Sono conferido pela European Sleep Research Society, Competence in Clinical Codification. Tem a Pedagogical Skills of Trainer emitida pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, assim como a competência em Spirometry (parte 1) pela European Respiratory Society.

 

  • Ana Santa Clara

Médica. Psiquiatra na Casa de Saúde da Idanha, onde é responsável por duas Unidades de Psicogeriatria de Longo Internamento, Consultas Externas de Psiquiatria e Sono, e Unidade de Internamento de Agudos. Mestre em Medicina do Sono pela Faculdade de Medicina de Lisboa (2005). Tem vários Cursos Pós-Graduados de atualização em Ciências do Sono pela FML até 2011. Competência em Medicina do Sono pela Ordem dos Médicos desde setembro de 2020. Desde 2007 colabora com o Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica (CENC) em Lisboa, onde realiza consultas do Sono e Psiquiatria. Em 2013 iniciou a Consulta de Insónia na Clínica CUF Alvalade, da qual foi responsável até dezembro de 2019. Desde janeiro de 2020 integra a Unidade de Sono do Hospital CUF Descobertas. Palestrante convidada da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, na Unidade Curricular de Fundamentos de Neurociências (Neurofisiologia do Sono e Ritmos Circadianos).

 

  • Margarida Gaspar de Matos

Licenciada em Psicologia em 1978 pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida. É Professora Catedrática na Faculdade de Motricidade Humana e Investigadora Coordenadora no Instituto de Saúde Ambiental. Em 1988 concluiu o Mestrado em Psicologia da Educação e em 1933 terminou o Doutoramento em Reabilitação Especial e Educação. Tem o título de Agregação em Saúde Internacional pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical – Universidade Nova de Lisboa (2004). Tem mais de 600 artigos publicados em revistas científicas, assim como autoria de livros/capítulos.