PT
ENPT
ENOs atuais estudos na área do sono a nível nacional e mundial dão a conhecer um problema já considerado por vários autores como de Saúde Pública: as alterações do sono ao longo da vida.
Determinados comportamentos praticados ao longo de anos, consolidam hábitos que prejudicam significativamente o sono, levando a graves patologias do sono. A informação sobre hábitos de sono saudáveis no adulto e idoso, a avaliação correta nesta população, encaminhamento e intervenção em determinadas patologias, são conhecimentos cada vez mais relevantes para a saúde da nossa população.
As Unidades de Saúde, desde a maternidade às Unidades de cuidados paliativos, tornam-se ambientes desfavoráveis à promoção de bons hábitos de sono. As alterações de rotina, as luzes, o ruído, as intervenções recorrentes e necessárias da equipa de saúde, a dor, são áreas em que se torna relevante fazer uma avaliação e intervenção.
Para formalizar a inscrição utilize o botão "CANDIDATAR-ME JÁ!" no fundo da página.
A Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa - Lisboa lança a 1ª Edição das Formações Avançadas "Sono ao Longo da Vida e em Unidades Hospitalares". No total são três Formações Avançadas que poderão ser frequentadas individualmente, pelo que o participante tem também a opção de participar nos três Cursos de Formação Avançada e obter o diploma de Pós-Graduação em Sono ao Longo da Vida e em Unidades Hospitalares, que traduz um total de 120 horas de contacto e 12 ECTS.
- 26 e 27 de fevereiro
- 12, 13, 26 e 27 de março
- 9 de abril
- 16 e 17 de abril
- 21 e 22 de maio
- 4, 5 e 25 de junho
- 24 e 25 de setembro
- 8, 9 e 23 de outubro
- 13 de novembro
Joana Mendes Marques (Coordenadora)
Enfermeira Mestre e Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Doutorada em Enfermagem Avançada pela Universidade Católica Portuguesa (2016). Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa. Vários Cursos na área da Pediatria, publicações nacionais e internacionais, assim como apresentações em Congressos. Membro do grupo de investigação Sono da Criança, com várias investigações em curso nesta área.
Teresa Paiva
Médica, com as especialidades de Neurologia e Neurofisiologia. Tem a competência em Medicina do Sono desde 2013, assim como “European Somnologist” pela European Sleep Research Society. Iniciou as Consultas de Sono no Centro de Estudos Egas Moniz em 1983 e organizou o Laboratório de Sono no
Hospital de Santa Maria - 1º do país (1987). Fez Doutoramento em Medicina em 1992 e Agregação em Neurologia em 1997, na Faculdade de Medicina de Lisboa. Coordenou na FM-UL, o Mestrado em Ciências do Sono de 2005-2012 (1º a nível mundial). É diretora clínica do CENC, Centro do Medicina do Sono, desde 1983. Participou e coordenou 18 projetos científicos nacionais e internacionais e 6 ensaios clínicos. Tem mais de 150 artigos científicos nacionais e internacionais e como editora/co-editora de vários livros científicos. Recebeu 16 prémios e distinções entre os quais: 20 Mulheres na Ciência – 2015, pela Ciência Viva; o prémio Bial de Medicina Clínica em 2000; o prémio Bial em 1994.
Ana Santa Clara
Médica. Psiquiatra na Casa de Saúde da Idanha, onde é responsável por duas Unidades de Psicogeriatria de Longo Internamento, Consultas externas de Psiquiatria e Sono e Unidade de Internamento de Agudos. Mestrado em Medicina do Sono pela Faculdade de Medicina de Lisboa (2005). Tem vários Cursos Pós- Graduados de atualização em Ciências do Sono pela FML até 2011. Competência em Medicina do Sono pela Ordem dos Médicos desde setembro de 2020. Desde 2007 colabora com o Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica (CENC) em Lisboa, onde realiza consultas do Sono e Psiquiatria. Em 2013 iniciou a Consulta de Insónia da Clínica CUF Alvalade, da qual foi responsável até dezembro de 2019. Desde janeiro de 2020 integra a Unidade de Sono do Hospital CUF Descobertas. Palestrante convidada da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas da Universidde Nona de Lisboa, na Unidade Curricular de Fundamentos de Neurociências (Neurofisiologia do Sono e Ritmos Circadianos).
Amélia Feliciano
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Assistente em Pneumologia. Desenvolve a sua atividade clínica em Hospitais e Serviços de Ambulatório e ainda, Coordenação da Unidade do Sono e do Serviço de Pneumologia (CENC - Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica – Clínica de Medicina do Sono, Lusíadas Saúde). Autora e co-autora de diversas comunicações e artigos científicos. Áreas de interesse: sono, pneumologia geral, tabagismo, pesquisa clínica e testes respiratórios funcionais. Mestre em Medicina do Sono pela Faculdade de Medicina de Lisboa, tendo a Competência em Medicina do Sono. Doutorada em Medicina (Investigação Clínica) pela Faculdade de Medicina Nova, Título de Somnologista - Especialista em Medicina do Sono conferido pela European Sleep Research Society, Competence in Clinical Codification. Tem a Pedagogical Skills of Trainer emitida pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, assim como a Competence in Spirometry (parte 1) pela European Respiratory Society.
Helena Cristina Loureiro
Médica Pediatra, Diretora do Serviço de Pediatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca e Responsável pelo Centro do Sono Pediátrico do mesmo Hospital. Em 2013 terminou o Mestrado em Ciências do Sono pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Cofundadora da Associação Portuguesa da Cronobiologia e Medicina do Sono e Membro da Associação Portuguesa do Sono desde 2012. É membro da European Sleep Research Society desde 2015, assim como da World Sleep Foundation (2018). Em 2016 obteve o Título de Sonologista pela European Sleep Research Society. Várias publicações nacionais e internacionais na área da Medicina do Sono.
Ana Correia
Enfermeira a exercer funções desde 2015 no Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa em 2015, frequentou o Curso de Pós-Graduação em Saúde da Criança e Cuidado Pediátrico em 2018 e concluiu o Curso de Mestrado em Enfermagem, na Área de Especialização de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa em 2019, com o trabalho intitulado: Promoção do Sono da Criança: Intervenção de Enfermagem Especializada. Tem publicação em revista científica no âmbito da promoção do sono da criança - a sua principal área temática de interesse, bem como participações com apresentações de pósteres e comunicações orais em seminários, conferências e congresso.
Sandra Marques
Médica, Especialista em Medicina Interna desde 2003. Competência em Emergência Médica. Diretora Clínica e Coordenadora da Consulta do Sono da Clínica Lusíadas Almada. Tem o título Europeu de Sonologista pela European Sleep Research Society desde 2016. Áreas de interesse: Psicologia do comportamento, nutrição e metabolismo, medicina do sono (insónia, parassonia, apneia do sono, ritmo circadiano incluindo trabalho por turnos e perturbações do movimento do sono), entre outras.